(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estágio compensa enquanto dá oportunidade de aprendizado


postado em 22/04/2014 17:07

São Paulo, 22 - São muitos os motivos que levam o estudante universitário a procurar um estágio, seja para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, se inserir no mercado ou mesmo para receber a bolsa-auxílio. Há consenso sobre a importância do estágio como parte da formação profissional, mas não sobre o momento certo de dar esse passo.

Para Yolanda Brandão, coordenadora de treinamento externo do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o ideal é que o aluno comece logo no segundo ano de faculdade. "Serve para ter a vivência do mercado do trabalho. Muitas vezes, o estudante tem uma visão muito romântica da carreira", explicou ao Fórum Estadão Brasil 2018. Já Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, considera ideal esperar até a metade do curso. "Dessa forma, ele se dedica aos estudos e depois consegue uma oportunidade mais interessante, com responsabilidades menos elementares."

Embora discordem sobre o hora certa para se começar um estágio, os dois especialistas concordam sobre o momento de mudar de empresa. "O estudante tem de avaliar o potencial que ela ainda tem de lhe oferecer conhecimento. Se não existe mais perspectiva de aprendizado ou de desenvolvimento de carreira, talvez seja a hora de sair", disse Mavichian.

Yolanda complementou que, nos últimos semestres da graduação, o estagiário deve pesar também o histórico de efetivação da companhia. "A média de efetivação das empresas chega a 60% mas, em várias ocasiões, mesmo aquele que não continua, consegue se recolocar com a indicação de um antigo chefe", afirmou.

O advogado Bruno Mendonça de Azambuja, de 27 anos, por exemplo, conseguiu uma oportunidade no Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e ficou três anos e meio como estagiário. Acabou efetivado. "Sempre me ofereceram oportunidades de aprendizado e perspectiva de crescimento", disse. O estudante de Administração Henrique Celentano, de 21 anos, seguiu um caminho diferente e já está em sua quinta empresa, o Facebook. "Foram riscos que assumi. Os estágios pelos quais passei ainda tinham o que acrescentar, mas sempre pensei que o próximo teria ainda mais", avaliou.

Os Fóruns Estadão Brasil 2018 trazem uma série de debates públicos e cadernos especiais com reportagens, entrevistas e estudos inéditos, com apoio do Insper, centro de referência nas áreas de Educação, Administração, Direito e Engenharia. O objetivo é estimular a discussão analítica sobre problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. A partir daí, levantar ideias e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento do País e para a gestão dos governantes a serem eleitos em outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)