(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo reitor da UFMG toma posse em março e vai exercer mandato de quatro anos

Em entrevista recente ao Estado de Minas, o novo reitor avisou que não vai os trotes


postado em 04/02/2014 06:00 / atualizado em 04/02/2014 00:57

Nomeação de Jaime Ramirez foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press - 6/12/13)
Nomeação de Jaime Ramirez foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press - 6/12/13)

Foi nomeado nessa segunda-feira o novo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez. Ele foi eleito no fim do ano passado e teve a escolha referendada pela presidente Dilma Rousseff, que cumpriu a tradição apoiando o candidato mais votado. A oficialização foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU). Professor do Departamento de Engenharia, Jaime Ramirez, de 49 anos, terá Sandra Regina Goulart Almeida como vice-reitora. Ele vai exercer mandato de quatro anos, a partir de 18 de março, substituindo o atual reitor, Clélio Campolina.

Em entrevista ao Estado de Minas em dezembro, o novo reitor da maior universidade federal do estado, adiantou que terá tolerância zero com episódios como os trotes, podendo até mesmo acabar na expulsão de veteranos. Outra ideia é criar uma pró-reitoria de assuntos estudantis, para aprofundar o diálogo com os alunos. Uma das tarefas será acompanhar os aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificando a origem e do que eles precisam para se manter na UFMG. Serão avaliadas as condições socioeconômicas e acadêmicas dos alunos. Já funcionários técnico-administrativos serão contemplados com políticas de qualificação.

A conclusão da expansão do câmpus Pampulha está nos planos de Jaime Ramírez. A expectativa é de que até 2017 estejam concluídas a construção de dois prédios que vão abrigar os cursos de direito e arquitetura. A chapa do novo reitor venceu a disputa em segundo turno, por 53,42% dos votos, contra 46,58% da chapa liderada pelo professor José Nagib Cotrim Árabe.


PROUNI: 2ª CHAMADA

Os candidatos a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem consultar on-line – https://siteprouni.mec.gov.br/ – o resultado da segunda chamada. Os estudantes convocados devem comparecer à instituição de ensino selecionadora até quinta-feira para apresentar a documentação e fazer a matrícula. Aquele que deixar de fazer a matrícula no prazo perderá a vaga. O estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Neste semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas – 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)