(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL EDUCAÇÃO

Veja qual caminho seguir para adquirir prática profissional antes do tempo permitido para estágio

O estágio é um período de treinamento para que o estudante entre no mercado sem dificuldades


postado em 25/01/2014 15:09 / atualizado em 25/01/2014 15:25

Início de ano letivo e muitos universitários estão à procura de estágio para ter contato com a prática e conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho. Porém, em algumas faculdades, o estágio só é permitido a partir do 3º período. Então, o que fazer para adquirir prática profissional? Juliene Andrade, supervisora de recrutamento e seleção do grupo Selpe, diz que os estudantes devem estar atentos às oportunidades oferecidas pela própria instituição de ensino. “Eles podem procurar atividades como iniciação científica, desenvolvimento de projetos, monitorias e os laboratórios de estudo para ver com quais áreas irão se identificar. Assim, quando chegar no momento certo de buscar um estágio, ele saberá qual área quer seguir.”

A estudante de enfermagem Rayanne Araújo já fez cursos extracurriculares, participou de fóruns e estagiou em várias áreas (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
A estudante de enfermagem Rayanne Araújo já fez cursos extracurriculares, participou de fóruns e estagiou em várias áreas (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

E foi o que a estudante de enfermagem Rayanne Araújo da Silva fez. Atualmente no 6º período da faculdade e há um mês estagiando no Hospital Biocor, a jovem já participou de fóruns, estagiou em diversas áreas da profissão e fez cursos extracurriculares. “O mercado quer que saibamos um pouco de tudo. Acredito que minhas experiências profissionais e acadêmicas contribuíram para que eu conseguisse meu atual estágio”, diz. Pouco tempo após ter sido chamada pelo Biocor, outros hospitais entraram em contato com a estudante, porém ela decidiu continuar no Biocor. “Levo em consideração o aprendizado, o suporte e a oportunidade de crescimento profissional que o local de trabalho vai me oferecer. Não adianta ir para um estágio que paga superbem, mas não tem nada de novo para ensinar.”

Segundo Dilermando Rabelo, diretor-geral da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais, no Sul de Minas, o estágio é um período de treinamento para que o estudante entre no mercado sem dificuldades. “Não tem como ele conciliar a parte teórica e prática sem ‘colocar a mão na massa’.”

Mas, e quando aparecem várias oportunidades, como escolher a melhor? “O ideal é procurar saber quais serão as atividades a ser desenvolvidas no trabalho, avaliar se elas estão de acordo com o seu perfil e se vão promover o desempenho profissional”, diz Juliana. Se você já está estagiando e deseja ser contratado, a supervisora dá dicas: “Acima de tudo, dê o seu melhor, no sentido de se dedicar e correr atrás das informações para oferecer mais do que lhe foi pedido para fazer.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)