(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MEC divulga média nacional dos alunos no Enem

Além de detalhes sobre as notas, também foi lançado um pacto para melhorar o ensino médio


postado em 26/11/2013 09:30

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (25/11), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou as médias das notas dos 2.355.335 estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. Os resultados são referentes a alunos que estão concluindo o ensino médio e que são avaliados com notas entre 0 e 1000 em cada matéria. As notas referentes às escolas também podem ser consultadas por meio do site do Inep.

Entre as disciplinas, matemática a que os concluintes de todo o Brasil tiveram melhor desempenho, com média de 544, 43, seguida por ciências humana, média de 533,18, depois redação, com 529, 14 pontos em média, linguagens e códigos, 502,52, e, por fim, ciências da natureza, com nota média de 486,28. Ainda não foram divulgadas as médias de acordo com unidade da federação e escola, apenas os resultados nacionais foram tornados públicos.

No total, foram avaliados jovens de 18, 511 mil escolas públicas de ensino médio, que correspondem a 72% do total, e 7,233 mil colégios particulares, responsáveis pelos 28% restantes. Os avaliados da rede pública correspondem a 86% do total e são mais de 2 milhões. Da rede privada, participaram mais de 323 mil alunos.

Só foram consideradas no cálculo do Enem, as escolas que tiveram, no mínimo, dez estudantes participantes da prova. O número de alunos participantes deveria ser igual ou maior a metade da quantidade de discentes declaradas no Censo Escolar de 2012.


Para acessar as notas
Aloizio Mercadante anunciou que o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve oferecer, a partir de amanhã, duas páginas: uma específica para estudantes e outra para escolas. No caso dos alunos, será possível conferir o desempenho individual com indicações sobre habilidades e deficiências, além de comentários sobre cada questão para que seja possível entender os erros e acertos. Para os gestores dos colégios, além do desempenho individual dos alunos, também estará disponível a média da escola com relação às outras instituições de ensino.

“O aluno vai saber exatamente como ele foi, vai ter o mapa completo para saber onde se localiza em cada área do conhecimento”, explicou Mercadante. Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o aceso a estes números vai ser muito importante para o avanço da qualidade do ensino médio. “É um instrumento pedagógico para que o corpo da escola faça uma análise da situação dos alunos”, declarou.

O MEC também disponibiliza um mapa de itens do Enem que facilita o entendimento sobre os critérios de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2012. Outra novidade que vai chegar ao site do Inep é uma página de estudos, onde estarão disponíveis exercícios e simulados do Enem para que os alunos possam treinar cada área do conhecimento.

Pacto pelo ensino médio

Durante a coletiva, foi lançado o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Ministério da Educação que deverá ser adotado por todos os estados e o Distrito Federal. Entre outras medidas, uma novidade é um programa para o aperfeiçoamento de educadores. A medida vai oferecer uma bolsa de R$ 200 participantes do programa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)