(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP pede anulação de seleção da pós-graduação na UFU


postado em 08/11/2013 06:00 / atualizado em 08/11/2013 07:16

O Ministério Público Federal denunciou irregularidades no processo seletivo de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, e pediu à Justiça sua anulação, por violação às regras e princípios da administração pública. O procurador da República Cléber Eustáquio Neves definiu a seleção como “jogo de comadres”, como no caso em que uma professora avaliou o próprio marido numa banca. A ação se refere à seleção da Faculdade de Educação (Faced), no segundo semestre de 2012. Em 2011 e no ano passado, o MPF já havia solicitado a anulação de concursos da Faced.

Segundo o procurador, a seleção faz combinação de critérios de avaliação e vínculos pessoais, com provas diferenciadas conforme a linha de pesquisa. “Isso facilita um verdadeiro jogo de comadres e a exclusão de candidatos que, apesar de obterem nota superior ao mínimo exigido no edital, não conseguem vaga, porque sua prova teve exigência superior à de provas aplicadas em outras linhas”, afirma. Por esse motivo, uma das solicitações da ação foi que a Justiça impeça a UFU de aplicar provas diferentes na seleção de candidatos a mestrado e doutorado.

Outra irregularidade, segundo o procurador, foi o prazo de apenas cinco dias para inscrições no processo seletivo, violando acordo judicial que estipulou em 15 dias o prazo mínimo, a fim de evitar favorecimento de estudantes próximos do círculo acadêmico.

Além da anulação do processo, o MPF pede a proibição de avaliadores com parentesco até terceiro grau com candidatos e que publicaram livros, trabalhos acadêmicos ou artigos em coautoria com inscritos no processo seletivo. A UFU informou que ainda não foi comunicada, mas que cumprirá a ordem judicial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)