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Estado de Minas

"Lei Seca" é tema da redação do Enem

Estudantes terão que elaborar texto sobre efeitos da implantação da Lei


postado em 27/10/2013 13:30 / atualizado em 27/10/2013 15:49

Alvo de muitas polêmicas no último ano, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz, na edição de 2013, o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Assim como em 2012, os candidatos terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos.

As redações feitas neste domingo pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão corrigidas entre 12 de novembro e 20 de dezembro. A redação será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não pode ultrapassar 100 pontos — no ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.

Com o aumento do rigor na avaliação das redações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estima que 52% das redações sejam avaliadas por um terceiro corretor - no ano passado, a proporção foi de 26%.


A correção das redações do Enem vai mobilizar 8.795 corretores, contingente 54,46% superior à edição do ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 79,8% dos corretores são mulheres e 20,2%, homens. Todos são graduados na área de Letras com formação em Língua Portuguesa.

No segundo dia da prova, os estudantes terão de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, além da redação. O tempo da prova neste domingo será estendido para cinco horas e meia de duração, uma a mais que o de ontem, terminando às 18h30.

Veja imagens do segundo dia de provas do Enem em BH

 

Cinco competências são avaliadas


- Domínio da norma padrão da língua escrita
- Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
- Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos

Este ano, serão prontamente anuladas redações que contenham inserções indevidas ou fujam deliberadamente do tema proposto. Desvios gramaticais ou de convenções somente serão tolerados como excepcionalidade e não caracterizarem reincidência.

Passíveis de nota zero as redações


- Folha em branco, ou seja, sem texto escrito

- Texto insuficiente, com menos de oito linhas, qualquer que seja o conteúdo
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
- Desrespeito aos direitos humanos

O que pode eliminar


Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Usar óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro;
Deixar a sala de prova antes de duas horas do início do exame;
Receber qualquer informação referente ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação;
Os participantes só podem levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova.

Fonte: Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep)


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