(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Educação e desenvolvimento pautam ações sociais

Em uma década de atuação, Instituto Votorantim procura fomentar as políticas públicas nos 29 municípios onde atua. Em Minas, fortalecer comunidades é meta a ser cumprida


postado em 31/05/2013 16:18

Grupo de costureiras é um dos beneficiados pelas ações desenvolvidas pela Votorantim Metais, em Três Marias: capacitação com foco na geração de renda (foto: Votorantim/Divulgação )
Grupo de costureiras é um dos beneficiados pelas ações desenvolvidas pela Votorantim Metais, em Três Marias: capacitação com foco na geração de renda (foto: Votorantim/Divulgação )
O Instituto Votorantim (IV) está completando 10 anos e vem se fortalecendo como propulsor de práticas de responsabilidade social, buscando fomentar o desenvolvimento local dos municípios onde o grupo atua. Já foram realizados 1,2 mil projetos, beneficiando 4,6 milhões de pessoas. São 29 os municípios brasileiros que participam de um dos programas mais destacados do instituto, a Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Em Minas Gerais, Paracatu, Três Marias, Vazante, Fortaleza de Minas e São Sebastião da Vargem Alegre são os contemplados. Ricardo Barbosa, gerente geral de sustentabilidade da Votorantim Metais, salienta que é por meio de parcerias que o programa, alinhado ao instituto, reforça o papel como incentivador do desenvolvimento regional e como agente propulsor de melhores práticas de responsabilidade social. “Apoiamos iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes. É importante ressaltar o quanto é positivo ver a iniciativa privada, governo e cidadãos conscientes, buscando melhorias para a qualidade de vida na região.”

O Parceria Votorantim pela Educação visa mobilizar e sensibilizar as comunidades, fortalecendo e qualificando a oferta e a demanda de educação pública. Os principais beneficiados são alunos e professores de escolas públicas municipais. O tema deste ano é Valorização da Leitura. Uma das ações do PVE é a inscrição dos alunos no Tempos de Escola, que premiará as melhores redações regionais e nacionais. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho no site: www.blogeducacao.org.br/premiacoes/tempos-de-escola/cadastro.

Para Kênia Cristina Lopes, ex-participante desse projeto, a iniciativa agrega muito para as pessoas, pois incentiva a leitura e a escrita, ampliando a visão de mundo e ajudando a entendê-lo melhor. “O programa muda a vida das pessoas para melhor. Estou cursando o 1º período de direito na Fundação de Ensino Superior de Passos e as ações do PVE tiveram um papel fundamental nesta conquista. O projeto me ajudou na preparação para o vestibular, pois a redação teve maior peso no processo seletivo e fui muito bem na prova por causa do incentivo que recebi durante o PVE”, diz Kênia.

Para a mãe de Kênia, Amélia da Cruz Evangelista Lopes, que é artesã na Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas, as ações do PVE e a participação no concurso de redação só trouxeram vantagens para a filha. “Ela era uma menina tímida e agora está muito mais comunicativa e envolvida com a comunidade. Participa de outros projetos e está muito feliz por ter feito parte desse”. Davison Karol Parreira Calixto, diretor de Educação e Cultura da Prefeitura de Fortaleza de Minas reconhece que o projeto deu um norte para as ações da administração pública. “No ano passado, foi realizado um diagnóstico e agora estamos contemplando os principais pontos identificados. Na área da educação, priorizamos o empreendedorismo, que consiste em atividades dentro e fora de sala de aula, que estimulam os alunos a buscarem novas alternativas de renda e objetivo de vida”, explica.

TRABALHO E RENDA Compromisso com o desenvolvimento regional sustentável. É o que, segundo Fernando Rezende, gerente-geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais, a empresa e o instituto perseguem. “O ReDes é uma das nossas ações de investimento em fomento das cadeias produtivas locais e geração de trabalho e renda. Buscamos atuar em parceria com a comunidade e o poder público, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, diz. Seu objetivo é apoiar projetos de geração de trabalho e renda por meio da articulação de cadeias produtivas e qualificação profissional, do qual participam 25 municípios brasileiros.

O ReDes compreende uma série de etapas, do diagnóstico socioeconômico ao financiamento de projetos de geração de trabalho e renda. São 45 projetos, nos quais serão aplicados R$ 33 milhões. “Entramos na terceira fase, que consistirá no aporte dos recursos e no apoio técnico de consultorias especializadas em gestão de negócios para colocar em prática as atividades propostas pelos projetos e viabilizar os resultados esperados. Queremos gerar trabalho e renda para todo o público beneficiado, contribuindo para a conquista da autonomia nos negócios empreendidos”, ressalta Rafael Gioielli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Votorantim.

O ReDes selecionou 11 projetos para os municípios de João Pinheiro, Paracatu, Vazante, Curvelo e Três Marias. Essas iniciativas receberão R$ 7,61 milhões para beneficiar cerca de mil pessoas. Para José Antônio Vicente de Souza, presidente da Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão e de Revitalização de Andrequicé e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Marias, com a implantação do ReDes é possível notar a sensibilidade do grupo Votorantim com as questões sociais, econômicas e culturais de Três Marias e região. “Um exemplo é a Cooperativa das Costureiras e Bordadeiras de Três Marias, que nos fornece roupas para os eventos. Destaco também a Cooperativa Vitória das Marias Produtos Caseiros e Manufaturados. Hoje, elas conseguem vender suas produções para fora da cidade.”

Já o programa de apoio à gestão pública está presente em Três Marias, Vazante e Fortaleza de Minas. “Com ele podemos usar os recursos e a capacidade técnica das nossas empresas para aprimorarmos nossa gestão e termos melhores resultados para a comunidade. Vamos capacitar nossos servidores em gestão pública, fazenda, planejamento, saúde e educação”, garante Vicente Resende, prefeito de Três Marias.

Outros projetos em Minas Gerais


• João Pinheiro – Novos Arranjos para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Central de Comercialização da Agricultura Familiar

• Paracatu – Cooperfrango Noroeste, Rede Regional de Fruticultura, Cine Clube Itinerante e Caravana Conscienciarte

• Vazante – Central de Apoio à Agricultura Familiar, Futuro em Nossas Mãos, Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro, Produção Agroecológica Integrada, Cine Clube Itinerante e Sustentável e Caravana Conscienciarte

• Curvelo – Cozinha Comunitária e Projeto Reciclasccare

• Três Marias – Afatrês, Crescer Marias, Três Marias em Estampa, Guia Opará, Cine Clube Itinerante e Caravana Conscienciarte

• Fortaleza de Minas – De Olho no Futuro e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)