(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alfabetização é foco em escola em tempo integral


postado em 23/01/2013 07:57

A nova diretriz curricular das escolas de tempo integral de ensino fundamental no Estado de São Paulo, que começa a valer na volta às aulas, tem foco no ensino de língua portuguesa e matemática. Nos três primeiros anos, a grade não prevê carga horária específica para as disciplinas de ciências, história e geografia, mas, segundo a Secretaria Estadual de Educação, os temas são abordados nas outras aulas.

A proposta da rede estadual é privilegiar a alfabetização e, por isso, desde 2008 o conteúdo relativo a essas áreas é abordado de forma transversal até o 3.º ano (mais informações nesta página). Com a reformulação do currículo das 297 escolas de tempo integral que não migraram para o novo modelo, foram acrescentadas oficinas nas áreas de ciências da natureza e humanas, defende a secretaria. “O que na verdade propicia o aprofundamento.”

A nova grade prevê dez oficinas, como educação financeira, tecnologia, qualidade de vida, sexualidade, espaços sustentáveis e diversidades étnico-raciais. Atividades de leitura, produção de texto, língua estrangeira, orientação de estudos e experiências matemáticas são obrigatórias. A diretriz, publicada no Diário Oficial do Estado, prevê integração maior entre as disciplinas obrigatórias e a parte diversificada.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental descrevem como obrigatórios conteúdos de ciências da natureza (físicas e biológicas) e humanas (história e geografia), além de português, matemática, arte e educação física. Também admite que componentes sejam dados de modo interdisciplinar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)