(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termina a greve de professores da UnB


postado em 17/08/2012 17:54 / atualizado em 17/08/2012 17:56

Com 130 votos a favor e 115 contra, os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram encerrar a greve da categoria que já durava 89 dias. Na assembleia realizada nesta sexta-feira, os professores optaram também por manter a eleição para reitor para a quarta e quinta-feira da semana que vem.

Pego de surpresa pela decisão, o decano de Ensino de Gradução, José Américo, afirmou que as aulas devem ser retomadas a partir de segunda-feira. Porém, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) ainda precisa se reunir para decidir o calendário de reposição das aulas.

Na quinta-feira passada, os professores da UnB decidiram continuar em greve. Foram 254 votos a favor da paralisação, 70 contra e 6 abstenções. Na assembleia desta sexta-feira, o fim da paralisação não estava em pauta, mas foi incluída no início do encontro, por isso a surpresa com a decisão.

Entenda o caso

A greve nacional foi decretada em 17 de maio pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Em 21 de maio, os professores da UnB aderiram à paralisação. As principais reivindicações eram com relação ao plano de carreira da categoria. Os docentes pediam diferença de 5% entre os níveis.

A última proposta do governo foi a de um aumento de 25% a 40%, considerado insuficiente pelo Andes-SN, que também criticou a reestrução proposta por dificultar a chegada do prefessor universitário ao último nível da carreira. Outra entidade, porém, aceitou a proposta e assinou acordo com o governo, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Com a assinatura do acordo, o governo deu como encerradas as negociações com os professores e, agora, negocia com servidores técnico-administrativos, parados desde 11 de junho. Já foi feita uma primeira proposta à categoria, que também não foi aceita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)