(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidade mineira supera meta estipulada para a educação municipal em 2017

Escolas de Nova Ponte registraram média de 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O resultado é o melhor do estado e supera a nota projetada para o município em cinco anos


postado em 15/08/2012 17:20 / atualizado em 15/08/2012 19:09

"Ainda olhamos caderno, cobramos leitura, fazemos perguntas de conhecimentos gerais e tomamos tabuada..." A receita, aparentemente simples e antiga, é ditada pela secretária municipal de educação de Nova Ponte, Maria Regina Pereira Inácio Silva. Somada com outros fatores, a fórmula que envolve a participação ativa dos professores na vida escolar do estudante provou seu sucesso e permitiu que a cidade de 12 mil habitantes, localizada no Alto Paranaíba, registrasse o melhor resultado entre as redes municipais de educação de Minas Gerais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 6,5 pontos.

"É lógico que não é só isso, ter uma estrutura menor facilita sua atuação, mas acho que são vários os fatores que influenciaram nosso bom desempenho, e coloco o comprometimento de todos em primeiro lugar", ponderou a secretária, que também destacou o investimento superior a 25% dos recursos na educação: "a aplicação que a administração pública faz, que é bastante superior ao exigido por lei, também contribuiu muito nesse resultado".

Entre as seis escolas municipais de Nova Ponte, apenas cinco foram avaliadas, já que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não enviou a Prova Brasil para a Escola Municipal Presidente Vargas. O fato é lamentado por Maria Regina, já que todas as outras instituições que participaram do Ideb conseguiram nota superior a 6,2. A média da cidade bate a da rede estadual (nota 6) - marco estipulado pelo Ministério da Educação para que uma rede de ensino seja considerada do mesmo nível de um país desenvolvido - e até mesmo o índice projetado para o município em 2017, de 6,3.

A Escola Municipal São Miguel foi a que conseguiu o melhor resultado, com desempenho de 6,7 na educação até a 4ª série e de 6,8 da 5ª até a 8ª série (9º ano), melhorando em 100% o desempenho neste último quesito (a nota em 2011 foi de 3,2). "Tanto para melhorar a aprovação, como para diminuir a evasão escolar (itens observados pelo Inep), nós apostamos no contato com os pais e no reforço escolar", revelou Maria Regina.

Parceria com o NAME

Uma das apostas da cidade para melhorar seu desempenho e a qualidade do ensino oferecido aos 2800 alunos é a parceria com ao NAME (Núcleo de Apoio a Municípios e Estado), empresa que pertencente ao Grupo Britânico Pearson, que oferece material pedagógico e cursos de formação para os professores da rede municipal de Nova Ponte. Guilhermino Figueira Neto, diretor nacional da empresa, explica que o principal benefício do sistema de ensino é servir como suporte para a concretização das políticas educacionais de cada secretaria de ensino. "Nossa principal atuação é na formação dos professores, mas o sistema oferece apoio de fato a todos os envolvidos, incluindo supervisores, diretores e secretários", garante o diretor, que comemora: "estamos em festa com o resultado do Ideb".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)