(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores das federais em greve são recebidos no Palácio do Planalto


postado em 11/07/2012 13:06

Representantes do comando nacional de greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) foram recebidos na manhã desta quarta-feira ) pelo assessor de relações públicas da Secretaria-Geral da Presidência, Wlamir Martinez. Eles organizaram uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto e pretendiam ser recebidos pela presidente Dilma Roussef.

O assessor disse que a decisão sobre o plano de carreira dos professores depende do Ministério do Planejamento, mas, mesmo assim, marcou para às 15h30 uma nova reunião com o secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Rogério Sotilli, e com José Lopes Feijó, assessor do ministro Gilberto Carvalho.

Participaram do encontro a presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, e os representantes do comando nacional de greve Mônica Cardoso, Almir Menezes e Gicelme Chacarosqui, que entregaram uma carta com reivindicações a ser encaminhada à presidente. Martinez afirmou que o ministro Gilberto Carvalho tem compromissos nesta tarde, e não poderá receber o grupo na reunião de hoje.

Marinalva disse que a carta é direcionada para a presidente Dilma Roussef, para que ela abra as negociações com os professores em greve. "O governo não sinaliza com nada, estamos há quase dois meses em greve, queremos negociar, porém, quem pode decidir algo é a presidência, por isso viemos aqui hoje entregar a carta", diz a presidente do Andes-SN.

A concentração dos manifestantes iniciou por volta das 10h de hoje (11/7). Mais de 100 pessoas estavam em frente ao Palácio do Planalto, que teve a segurança reforçada pela manhã.

Além de representantes do Andes-SN, também se unem ao protesto estudantes e servidores ligados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e à Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).

Por volta das 11h30, os manifestantes saíram de frente ao Palácio do Planalto. Para às 14h está marcado uma manifestação da Sinasefe em frente ao Ministério da Educação, e concentração dos professores, servidores e estudantes para às 15h em frente ao Palácio do Planalto em virtude da reuniã o dos representantes da greve com o secretário-executivo do ministro Gilberto Carvalho.

Os professores estão em greve há mais de 55 dias. Segundo o Andes-SN, 56 das 59 universidades estão em greve, além de 34 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)