(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após fraude em prova, UFU remarca vestibular para agosto

Provas da primeira etapa acontecem em 4 e 5 de agosto e a segunda fase em 18 e 19 de agosto


postado em 26/06/2012 10:39 / atualizado em 26/06/2012 10:57

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, divulgou as novas datas de provas do vestibular do segundo semestre de 2012, após cancelamento do concurso por fraude. A primeira fase ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto, com início previsto para 13h30 e término às 17h30, nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Uberlândia, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). A segunda etapa será nos dias 18 e 19 de agosto, nos câmpus da UFU em Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia, com início previsto para 13h30 e término às 18h30.

O concurso foi cancelado no domingo depois de investigação do Ministério Público e da Polícia Federal (PF) que revelou um vazamento de questões. Uma candidata que concorria à vaga de medicina conseguiu a prova com um funcionário do setor administrativo da universidade. A mulher foi presa e confessou o esquema. A candidata teve acesso à perguntas de disciplinas diferentes.

Fraude

De acordo com o reitor Alfredo Júlio Fernandes Neto, um cursinho pré-vestibular da cidade desconfiou da atitude de uma aluna, que iria concorrer a uma vaga para Medicina. Durante o curso intensivo, a estudante frequentava plantões e fazia perguntas muito direcionadas aos professores de cada disciplina. Os educadores anotavam as dúvidas para ajudar a aluna a resolver.

Após realização da primeira etapa, a equipe do cursinho notou que as questões levadas pela candidata antes do concurso eram muito parecidas com a prova aplicada. Sob desconfiança dos professores, a mulher passou para a segunda etapa. Os professores levaram esse denúncia ao MPF, que repassou à polícia. No sábado, depois da realização das provas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Redação da segunda etapa, a desconfiança ficou ainda mais forte. A candidata foi surpreendida em casa no sábado à noite por equipes da PF e da universidade.

Prisão

O funcionário pode ter a prisão preventiva ou temporária decretada neta terça-feira, caso ele não se apresente espontaneamente à PF. Segundo o procurador federal Cléber Eustáquio Neves, se comprovada a culpa do servidor da UFU ele pode pegar uma pena mínima de dois anos de detenção por fraude em concurso público ou em processo seletivo, crime previsto no Código Penal Brasileiro. A estudante foi ouvida e liberada porque está colaborando com as apurações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)