(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NACIONAL

UFF e UFRJ entram em greve

As duas instituições federais decidiram aderir à greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior


postado em 22/05/2012 19:09 / atualizado em 22/05/2012 19:36

Professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram, nesta terça-feira, em assembleia geral, aderir à greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Com a decisão, as duas instituições se juntam à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que estão com seus cursos parados desde o dia 17. No Rio de Janeiro, as quatro universidades federais da capital fluminense estão com as aulas paralisadas. Com a adesão da UFF e da UFRJ, em todo o país, 43 universidades federais estão em greve.

Para a vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) no Rio, Sônia Lúcia Rodrigues, a greve é em defesa dos alunos e um direito de todos para reivindicar melhores condições de trabalho. "A nossa greve é em defesa dos alunos. Estamos há um ano e meio tentando negociar com o governo, mas ele não responde às nossas reivindicações", disse. Segundo Sônia, mais de 900 alunos da UFF participaram da assembleia e, em apoio aos professores, também resolveram aderir à paralisação por melhorias na infraestrutura de alguns campi da instituição.

O aluno do curso de engenharia agrícola e ambiental da UFF, Pablo Soares de Alvarenga, de 22 anos, apoia o movimento. Para ele, a greve não só trará benefícios aos professores, como também melhorias na infraestrutura da universidade. "A greve é em prol dos professores e do futuro da instituição, até porque muitos alunos pretendem fazer mestrado e seguir a carreira de professor", disse.

Entre os benefícios reivindicados pela categoria está a incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese, que no momento está calculado em R$ 2.329,35, além de percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. Atualmente, o piso salarial é de R$ 557,51.

Os profissionais também reivindicam melhores condições de trabalho e restruturação do plano de carreira nos novos campi criados por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), que aumenta a oferta de vagas em instituições federais de todo o país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)