(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UFMG recebe pedidos para revalidação de diplomas estrangeiros


postado em 02/04/2012 10:32

A UFMG recebe, até 23 de abril, pedidos de revalidação de diplomas de graduação emitidos por instituições estrangeiras. O edital, disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG - www.prograd.ufmg.br -, engloba todos os cursos reconhecidos da UFMG e não há limite para o número de inscrições. Também não há restrição a nenhuma instituição estrangeira de ensino superior.

A novidade do edital 2012 é que os inscritos no edital 2011, que por algum motivo tiveram o pedido indeferido, poderão solicitar à UFMG que aproveite os documentos enviados em 2011. “O requerente enviará apenas o que julgar ficou faltando ou que cursou em 2012, ou que apenas obteve a posse em 2012, dispensando-o de iniciar do zero a montagem do processo. Tal medida certamente também irá diminuir os custos aos requerentes”, destacou o pró-reitor adjunto de Graduação, André Cabral.

“A UFMG tem um processo consolidado de revalidação de diplomas estrangeiros e nosso objetivo é que os profissionais com diplomas revalidados na universidade tenham a mesma equivalência daqueles formados por ela”, afirma Cabral. Ele também destaca que o edital facilita a inscrição, já que os requerentes não precisam comparecer à UFMG. O pró-reitor informou ainda que, em todo o Brasil, apenas universidades públicas podem revalidar diplomas estrangeiros.

“A UFMG dispensa a autenticação em cartório e a tradução juramentada da maioria dos documentos, como os programas das disciplinas por exemplo. Estima-se que tal medida possa diminuir o custo da montagem do processo ao interessado em torno de R$10 mil”, observa, ao destacar que o requerente não precisa se deslocar até a UFMG nem nomear procurador, despachantes ou advogados para fazer a inscrição. A documentação deverá ser toda enviada exclusivamente por Sedex. “Esta medida também torna o custo do processo ao interessado mais barato pois evita o absenteísmo ao trabalho, custos com procuradores ou despachantes e gastos extras com passagens aéreas, às vezes de regiões longínquas país”, salientou.

De acordo com o edital, a critério da Comissão Permanente de Revalidação de Diploma que julgue necessária a aplicação de provas e exames, existe a possibilidade das provas serem aplicadas simultaneamente em outras regiões do país, após consulta aos inscritos, facilitando e barateando o deslocamento dos candidatos. “A UFMG manifesta o compromisso de envidar todos os esforços em emitir o parecer conclusivo em até seis meses da recepção da documentação”, concluiu Cabral.

 

(Informações da UFMG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)