(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxa de abstenção no primeiro dia da 2ª etapa do Vestibular UFMG foi de aproximadamente 20%

Sete candidatos foram eliminados do concurso. Todos por terem sido flagrados com equipamentos eletrônicos, o que é proibido pelo edital do vestibular


postado em 03/01/2012 19:46 / atualizado em 03/01/2012 19:49

O primeiro dia de provas da segunda etapa do Vestibular da UFMG registrou índice de abstenção de 19,8% na parte da manhã e 19,6% no período da tarde, segundo balanço apresentado há pouco em entrevista coletiva dada pela coordenadora do concurso, Vera Resende. “Foi um dia surpreendentemente tranquilo”, resumiu a professora.

O único fator de tensão foi o tráfego carregado no período da manhã, o que justificou o atraso de 23 minutos no início das provas. “Temos monitores nas imediações do Viaduto São Francisco, no Shopping Del Rey e em Venda Nova. Por volta de 8h30, o trânsito ainda era intenso”, informou a professora. No período da tarde, o atraso foi de 18 minutos.

Apenas sete candidatos - seis pela manhã e um no período da tarde - foram eliminados do concurso. Todos por terem sido flagrados com equipamentos eletrônicos, o que é proibido pelo edital do vestibular.

Os candidatos fizeram provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Este ano, mais de 18 mil candidatos classificaram-se para a segunda etapa, na qual estão em disputa 6.670 vagas distribuídas em 76 cursos.

Desistência

A professora Vera Resende atribui ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a elevação dos níveis de desistência do Vestibular da UFMG na comparação com os anos anteriores a 2011, quando a instituição não adotava o Exame como parte de seu processo seletivo. Em 2009, a abstenção na segunda etapa foi de 7%, chegando a 10% em 2010. No ano passado, já com o Enem adotado como primeira etapa, a desistência saltou para 21%, e este ano deverá ficar em torno de 20%.

“Antes do Enem, já recebíamos candidatos do país inteiro, mas depois que o Exame passou a fazer parte da nossa seleção, esse número cresceu ainda mais. Consequentemente, a desistência também é maior, porque muitos candidatos de outros estados deixam de fazer as provas por causa da distância, das chuvas e da própria época do ano, marcada por festas”, explicou a professora.

No caso da edição de 2012, a Vera Resende acredita que as chuvas pesaram nos índices de desistências: “Recebemos vários relatos de pessoas que não conseguiram chegar a tempo por causa das condições de tráfego nas estradas, como a BR-040 [que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro]”.

A segunda etapa continua nesta quarta-feira com as provas de Matemática A e B e de Biologia/Química – apenas para os candidatos de Medicina – Língua Estrangeira, Filosofia e Percepção Musical. São esperados 13.078 vestibulandos.

 

Com UFMG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)