(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MEC corta mais vagas em 28 instituições de Minas

o ministério já cortou mais de 7 mil vagas em faculdades que oferecem cursos consideradas de baixa qualidade


postado em 01/12/2011 14:49 / atualizado em 01/12/2011 17:15

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira o corte de mais 2.794 vagas em 153 cursos que obtiveram resultado insatisfatório nas avaliações de qualidade promovidas pela pasta. A medida atinge graduações nas áreas de biomedicina, nutrição e fisioterapia que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010.

O indicador afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 1 a 5. As informações foram publicadas hoje no Diário Oficial da União. O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passam esses cursos em função dos resultados insuficientes. A redução atinge 29 cursos de biomedicina (811 vagas), 50 cursos de nutrição (772 vagas) e 74 cursos de fisioterapia (1.211 vagas).

Desde que foram divulgados os resultados do CPC de 2010, o ministério já cortou mais de 7 mil vagas em faculdades que oferecem cursos consideradas de baixa qualidade. Além das áreas anunciadas hoje, também houve redução da oferta de vagas em medicina, odontologia e enfermagem. O MEC informou que pretende suspender, até o fim do ano, 50 mil vagas. As medidas também atingirão graduações de ciências contábeis e administração. Na avaliação do ano passado, 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considerada satisfatória e CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

As instituições de ensino terão um ano para cumprir as exigências do termo de saneamento de deficiências que será firmado com o governo. Após esse período, o MEC fará uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Se as deficiências não forem corrigidas, as instituições poderão, ao fim do processo, ser descredenciadas pelo MEC.

Minas Gerais

Quase 20% das instituições que tiveram cursos com vagas cortadas para o próximo ano, são de Minas Gerais. Para o MEC, as instituições que ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5, têm o desempenho considerado insatisfatório. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Das 28 instituições de Minas, apenas duas são de Belo Horizonte. Mesmo sofrendo a medida cautelar, a Faculdade Salgado de Oliveira- Universo e a Faculdade Pitágoras não tiveram vagas cortadas e poderão manter a oferta de 40 cadeiras para os cursos de fisioterapia e nutrição, respectivamente.

Na lista de Minas, ainda foram encontradas duas instituições que tiveram reincidência de resultado insatisfatório e por isso o Centro Universitário de Caratinga e a Unipac de Araguari sofreram ainda uma redução adicional de vagas de 30%.

O ministério pretende ainda suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)