(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem 30% das instituições de ensino que tiveram cortes em vagas feitos pelo MEC


postado em 29/11/2011 16:38 / atualizado em 29/11/2011 17:54

Das 128 instituições que tiveram cortes nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia, devido aos resultados insatisfatórios na avaliação do Ministério da Educação (MEC), quase 30% são instituições que funcionam em Minas.

Para o MEC, as instituições que ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5, têm o desempenho considerado insatisfatório. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Das 37 instituições de Minas, apenas duas são de Belo Horizonte. Mesmo sofrendo a medida cautelar, a Universidade Vale do Rio Verde - Unincor  não teve nenhum corte e ainda poderá oferecer 40 vagas para o curso de odontologia, em 2012.  Já  no Centro Universitário Izabela Hendrix,  houve uma redução de 103 vagas para o curso de enfermagem. Isso significa que em 2012 o Centro poderá oferecer somente 413 cadeiras para novos vestibulandos.

Do total de vagas ofertadas em todo o Estado, o número de corte chega a quase 20% . Dos três cursos que tiveram número de vagas reduzidas, enfermagem teve o maior índice, seguido de farmácia e odontologia.

Com a medida cautelar, o MEC reduz o número de vagas ofertadas no vestibular para o ano seguinte aos exames. "É uma chance das faculdades melhorarem a qualidade da formação dos estudantes" , informou a assessoria do Ministério da Educação. Após esse período, é feita uma nova avaliação para verificar o cumprimento das exigências. Caso não haja mudanças, os cursos poderão perder o reconhecimento e credenciamento do MEC.

O ministério pretende ainda suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010.

 


 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)