(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovens testam conhecimentos no Encceja


postado em 20/03/2011 20:45

Mais de 140 mil brasileiros testaram neste domingo os conhecimentos no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). A prova, aplicada em 837 escolas de todo o país, é uma ferramenta para conceder o certificado do ensino fundamental a pessoas com mais de 15 anos e que não tiveram oportunidade de acesso à escola na idade certa. Em Minas, cerca de 10 mil candidatos fizeram os quatro testes, que englobam nove disciplinas divididas nos períodos da manhã e da tarde. Os resultados serão divulgados até o fim de maio e o certificado será emitido pelas secretarias estaduais ou municipais de educação.

As provas foram aplicadas em 66 escolas estaduais de Minas, sendo quatro delas em Belo Horizonte. Pela manhã, foram aplicados os testes de história e geografia (prova 3) e ciências naturais (prova 4). À tarde, das 14h30 às 19h30, os candidatos fizeram exames de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física (prova 1) e matemática (prova 2), além de uma redação. Cada avaliação é composta por 30 questões de múltipla escolha e para receber o certificado do ensino fundamental é preciso atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das provas.

Os gabaritos das provas serão divulgados nesta terça-feira, na internet (https://encceja.inep.gov.br). O boletim individual de resultados será fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. Com esses dados nas mãos, os candidatos devem procurar as secretarias do estado ou do município e pedir a emissão do certificado do ensino fundamental. Jovens e adultos que cumprem pena em presídios e também não tiveram a oportunidade de terminar os estudos poderão fazer as provas do Encceja em 13 de maio.

Oportunidades

Para estudantes com mais de 18 anos, a certificação do ensino médio é ofertada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outra opção oferecida pela Secretaria de Estado de Educação são os exames supletivos do ensino fundamental e médio para jovens e adultos. Os candidatos do nível fundamental fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), arte, educação física e redação. Já para o ensino médio, as provas são de linguagens, redação, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. As provas são aplicadas duas vezes ao ano e o período das inscrições para as edições de 2011 ainda não está aberto. Mais informações podem ser obtidas na página www.educacao.mg.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)