Estado de Minas Marina
Matéria do EM sobre projeto de Niemeyer será usada pela Comissão da Verdade
'Meu pai, um sonhador, quis dar uma cidade à minha mãe'

Há 50 anos, cidade sustentável já estava na pauta de Oscar Niemeyer

O EM consultou especialistas para saber quais as aplicações atuais de técnicas de gestão municipal planejadas para Cidade Marina.

Luiz Ribeiro - Enviado especial , Renan Damasceno - Enviado Especial

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
O projeto criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o sertão mineiro no fim da década de 1950 tentava atrair potenciais compradores com um conceito que, muitos anos depois, se tornaria essencial a quaisquer planos de urbanização: sustentabilidade. O EM consultou especialistas para saber quais as aplicações atuais de técnicas de gestão municipal planejadas para Cidade Marina.


“Ter uma cidade sustentável hoje é possível, mas é complexo. Toda cidade para ser sustentável tem de ser democrática e ter controle e participação social em sua gestão. Todos os habitantes devem estar incluídos no projeto de gestão”, comenta a professora Simone Narciso Lessa, pós-doutora em saneamento e meio ambiente pela Universidade de Campinas (Unicamp). Para ela, uma cidade autossustentável no Vale do Urucuia enfrentaria desafios típicos da região, como a escassez de produtos locais e o custo para a geração de outros serviços essenciais.


 O gerente de políticas públicas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o engenheiro civil José do Carmo Dias, diz que esses modelos de cidades devem contar ainda com um aspecto previsto por Niemeyer: sistemas de trânsito inteligentes, como vias para veículos e pedestres, conforme o plano de Cidade Marina. “Pesquisas apontam que 70% dos deslocamentos humanos de até dois quilômetros são feitos a pé. Isso traz a necessidade de cidades com calçadas mais humanizadas, sem obstáculos e com faixas elevadas no mesmo nível das calçadas nos cruzamentos. Isso reduz a velocidade no trânsito e garante mais conforto para o pedestre”, observa.


Para o coordenador do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Ministério das  Cidades, Paulo Coelho Ávila,  o modelo adotado por Niemeyer é possível e deve ser seguido. “O conceito de sustentabilidade é bem amplo, mas, de forma geral, diz que não se devem usar os recursos disponíveis de modo a comprometer a capacidade das futuras gerações.”