Para não perder de vista

Tem um animalzinhão fujão? Conheça o dispositivo que monitorara os pets

Medalhas para as coleiras dos pets da TokenPet permitem aos donos, por meio de um QR Code, fazer cadastramento on-line com as informações dos animais


REDER'S DIGEST/REPRODUÇÃO DA INTERNET
Sistema de identificação permite monitorar o animalzinho doméstico (Foto: REDER'S DIGEST/REPRODUÇÃO DA INTERNET)

Um berço de ideias inovadoras para o mercado nacional e internacional. Assim podemos definir o empreendedorismo no Brasil, que tende a crescer cada vez mais. Entre as várias ideias que surgem no país e vão para o exterior ganhar mais projeção está a TokenPet, uma startup lançada em Ottawa, capital do Canadá, direcionada ao universo pet. A TokenPet trabalha com sistema de identificação dos animais.


A empresa desenvolveu medalhas para as coleiras que, por meio de um QR Code, permite que os donos façam um cadastramento on-line com as principais informações de seus cachorros ou gatos. Esses dados ajudam a localizar o animal, caso ele se perca, pois o código nas coleiras também informa o contato do dono. Vale destacar que, caso necessário, o animal também poderá receber tratamento específico enquanto aguarda o resgate de seu dono.“Além da identificação, oferecemos uma plataforma de serviços exclusiva para o universo pet. Temos catálogos de raças, eleição do animal do mês e também um serviço de animais perdidos que não foram cadastrados e não têm o código na coleira. Outro ponto a se destacar é que temos um catálogo de animais para doação, atingindo tanto o Canadá quanto os Estados Unidos. Estamos desenvolvendo várias coisas ainda”, explica Flávio Banyai, idealizador da TokenPet e sócio da Astéria, empresa do segmento de soluções digitais.

 

Embora o projeto seja recente e o site tenha sido lançado em julho deste ano, trabalhar no mundo pet não é novidade para Flávio. Já com o desejo de fazer alguns projetos paralelos à Asteria, o empreendedor de São Paulo diz ter identificado vários projetos com potencial no mercado e, em conjunto com o site Cachorro Perdido, um cliente antigo, criaram a empresa e fizeram uma versão subsidiada do site antigo. “Fizemos essa nova versão e o site funciona superbem. Porém, o problema é que o seu ingresso no mercado é complicada. Pensamos em fazer algo para crescer e lançamos, há três anos, o Cachorro Seguro, um sistema de identificação de cães e gatos em QR Code”, diz o CEO.


Nesse meio tempo, Flávio fez algumas viagens empresariais para o Canadá. Levando seus projetos em busca de parceiros e investidores, ele encontrou, em Ottawa, um canadense com uma startup. Entre muitas possibilidades, viram que o Cachorro Seguro era uma ótima oportunidade para o mercado local. “Começamos a estudar o mercado e vimos que apenas o sistema de identificação era algo simples. A partir daí, lançamos o TokenPet. Alguns sócios no Brasil não estão nessa operação do Canadá. Por sonoridade, acabamos colocando o nome em inglês”, relata Flávio.

PARCERIAS Com investimento inicial de R$ 350 mil e mais de 400 usuários registrados em menos de dois meses de operação, a empresa já fechou parcerias com as principais redes de petshops da região de Ontário, além de marcas de ração e seguradoras com planos específicos para animais de estimação dos países norte-americanos. Dentro desse contexto, Flávio explica por que escolheu o Canadá como destino para levar seus negócios e ressalta o apoio recebido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e do consulado canadense, em São Paulo.


“Acreditamos que o mercado canadense tem uma característica única. Ele está próximo dos EUA, já é amadurecido e permite a gente testar a solução e sentir o mercado antes de entrar de cabeça na praça norte-americana. Quero destacar também o grande apoio da CCBC na questão de fazer as missões no Canadá. Eles deram assessoria com relação a tudo que envolve mercado e o universo dos negócios. O próprio consulado canadense nos ajudou bastante também”, conclui.


* Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram


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