Consumo sustentável

Desapegue: aplicativo ajuda vender aquele produto encalhado em casa

O Skina proporciona ao consumidor compras mais baratas e renda extra ao vendedor, além de preservar o meio ambiente



A medida em que os anos vão passando, o mundo vai sofrendo mudanças sociais, econômicas e, claro, tecnológicas. Essas mudanças tecnológicas, geralmente, buscam agregar mais praticidade e preço baixo aos produtos e serviços, além de soluções sustentáveis para a manutenção do nosso planeta. Um fator que contribui com as crises financeiras e ecológicas é a cultura mundial de consumo. Seja pelo status social seja pelo prazer de adquirir itens novos, a compra exagerada é resultado de têndencias como a fast-fashion, que é a moda rápida de consumo. Pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aponta que apenas 16% das peças não utilizadas são doadas, jogando-se quase 13 milhões de toneladas de têxteis no lixo.

Com os números negativos em evidência, as pessoas começaram a pensar em métodos que pudessem combater e desacelerar os efeitos ambientais. Um deles é o uso de aplicativos criados para incentivar um estilo de vida mais consciente, facilitar a vida dos consumidores e reduzir os gastos. E foi com esse pensamento que nasceu, em julho de 2015, o Skina, aplicativo com tecnologia de geolocalização que busca aproximar vendedores e clientes, incentivando uma nova maneira de consumo e gerando mais renda para ambos.

“Nascemos em julho de 2015 como aplicativo de classificados. Lá fora (exterior), em 2014, uma disrupção na Europa juntou pessoas que montaram um App de classificados de grande porte. A galera construiu esse App focado em geolocalização e as pessoas aderiram muito rápido. Pensamos em fazer alguma coisa parecida e, assim, nasceu o Skina, como um polo de inovação para fazer o anúncio classificado. Queremos entrar nesse mercado focado em um público que preza por inovação e entende de tecnologia, não necessariamente sendo jovens. Aqui, você consegue achar qualquer tipo de produto ao seu redor”, explica Gabriel Di Bernardi, diretor de Marketing do Skina.

NEGOCIÁVEIS O aplicativo é de uso simples. Basta se cadastrar e anunciar os produtos que são, de certa forma, inutilizáveis para você. A partir daí, o consumidor que se interessar pode se encontrar com o vendedor e pegar a compra. Vale ressaltar que o uso da geolocalização permite a visualização de itens nas proximidades. Levantamento feito pela própria empresa mostra que as pessoas têm muitos itens não utilizados e negociáveis em suas casas. “A pessoa compra um vestido ou um terno para o casamento, usa uma vez e deixa no armário para sempre. A ideia do Skina é unir pessoas que querem mudar essa questão cultural de compra e ajudar o meio ambiente. Assim, eles podem se desfazer de produtos não usados e gerar uma renda extra. Já o cliente adquire um produto seminovo a um preço até 70% mais barato que nas lojas físicas. Atualmente, já são mais de 5 milhões de cadastrados no App”, afirma Gabriel.

Com a rápida aceitação dos brasileiros, o aplicativo já passou por mudanças e, agora, além da opção de proximidade, oferece o serviço de viagem. “Pensamos em como inovar a experiência do usuário e nos veio a pergunta: 'será que as pessoas realmente compram perto?'. Oitenta por cento dos usuários que compraram pelo Skina estavam a um raio de seis quilômetros. Para suprir a necessidade dos outros 20%, introduzimos o envio pelos correios e o pagamento on-line”, completa.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

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