Inovação

Ciências e conhecimento entram no cardápio da Cantina do Lucas

Ponto turístico e patrimônio cultural de Belo Horizonte, a tradicional Cantina do Lucas, no Centro da capital mineira receberá de hoje a quarta-feira o Pint of Science, evento internacional voltado para a ciência



Gabriel Maciel/Sectes/Divulgação
Ponto turístico e patrimônio cultural de Belo Horizonte, a Cantina do Lucas receberá de hoje a quarta-feira o Pint of Science, evento internacional voltado para a ciência. Em meio ao forte clima cultural e aos já consagrados aromas, temperos e pratos da casa, cientistas e pesquisadores se reunirão a fim de proporcionar um debate descontraído sobre diversos temas relacionados a áreas como biologia, computação, estatística, filosofia, engenharia, física, história, matemática, química e sociologia. 

Será realizada uma palestra por dia, transmitida nos ambientes interno, externo e varanda da casa. Amanhã, a palestra será sobre matemática e música, com o tema “Números, acordes, equações e melodias.” O segundo dia receberá a palestra “Vai para onde?”, que aborda mobilidade urbana. O evento se encerrará com abordagem sobre redes sociais e ativismo, por meio do debate “Esfera pública ampliada ou palanque virtual?”. Os eventos ocorrerão sempre das 19h30 às 21h. 

A cantina, tombada como patrimônio da cidade em 1997, é considerada um reduto de intelectuais, artistas, jornalistas e figuras famosas. Uma de suas referências é Olympio Peres Munhoz, um personagem reconhecido pelo Guiness Book como o garçom que mais tempo esteve em atividade no Brasil (38 anos) e que faz parte da história do lugar. Olympio faleceu em 2003, aos 84 anos, sendo homenageado com um dos pratos do cardápio. Suas mesas são uma espécie de fórum, onde se discute tudo sobre cultura, política e assuntos que alimentam o dia a dia dos mineiros e do país. 

O festival internacional ocorrerá simultaneamente em 11 países. No Brasil, 22 cidades foram indicadas para sediá-lo. A escolha pela Cantina do Lucas levou em consideração a história e a tradição do local, uma justa homenagem ao seu proprietário, Edmar Roque, morto em 7 de janeiro, aos 67 anos. 

Além de abrir o espaço para debates democráticos, o Pint of Science possibilita às pessoas a chance de ver mais de perto a rotina e o trabalho de um pesquisador, estabelecendo uma comunicação mais simplificada e informal entre representantes de outros segmentos e os cientistas. É o que afirma Natalia Pasternak, coordenadora nacional do festival. “É um momento para nos unirmos e fazer um brinde à ciência, rompendo todas as fronteiras.” 

Criado por uma comunidade de estudantes na Inglaterra em 2013, o Pint of Science é realizado por voluntários e, nas últimas quatro edições, também foi promovido de forma simultânea, com três dias de duração. A ideia surgiu quando os idealizadores, Michael Motskin e Praveen Paul, fizeram a provocação: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair dos laboratórios para encontrar as pessoas?. 

“A Cantina do Lucas sempre teve um vínculo com a cultura, com a arte, e com o povo de Belo Horizonte. Achamos que o evento tem tudo a ver com o público. A casa vai contar com aparelhagem de som e TV nos três espaços. O debate será transmitido para todos que estiverem presentes”,  diz Lívia Dias de Albuquerque, responsável pela comunicação da Casa dos Contos e Cantina do Lucas.

* Sob a supervisão da editora Teresa Caram

COMENTÁRIOS