Premiação

Mineiros são finalistas na Copa do Mundo da Computação. Confira!

Microsoft anunciou as equipes brasileiras finalistas da 15ª edição da Imagine Cup. Estudantes da PUC Minas de Poços de Caldas estão na disputa por U$ 100 mil


Microsoft/Divulgação
Um dos momentos mais esperados pelos jovens universitários e empreendedores, enfim, chegou. A Microsoft anunciou as equipes brasileiras finalistas da 15ª edição da Imagine Cup, que concorrerão na fase final e mundial, em Seattle, a um prêmio de US$ 100 mil, além de apoio para a implementação do projeto proposto. Das 15 equipes brasileiras finalistas, uma delas é de Minas Gerais. A Appoint é uma plataforma web criada por estudantes que cursam ciência da computação na PUC Minas, em Poços de Caldas. Essa tem o objetivo de conectar usuários e estabelecimentos de entretenimento, como campos de futebol, teatros, kart etc. O aplicativo serve como intermediário entre consumidor e fornecedor, facilitando a reserva e tornando o contato mais prático.

A lista divulgada dos 15 finalistas brasileiros, que tentarão transformar seus projetos acadêmicos em startups de sucesso. Os grupos selecionados são de sete diferentes estados, de universidades públicas e privadas. Seguindo o critério de utilizar a computação em nuvem, estão na lista aplicativos, dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social, que podem trazer soluções inovadoras para consumidores, negócios e sociedade.

Conhecida mundialmente como “Copa do Mundo da Computação”, a Imagine Cup tem o objetivo de incentivar jovens promissores a criarem projetos que poderão ser futuramente utilizados como ferramentas inovadoras para solucionar problemas acerca do mundo. A competição, que está completando 15 anos, alterou seus critérios editoriais e de julgamento para esta edição, sendo que um deles é o uso do Azure, nuvem da Microsoft.

Dos 119 projetos inscritos na etapa brasileira, apenas três serão selecionados e poderão participar do programa BizSpark, voltado para o suporte de startups de tecnologia. Os dois primeiros colocados representarão o Brasil na etapa global e ganham a viagem internacional com todos os custos pagos. A grande final brasileira será disputada em Fortaleza, capital do Ceará.

A competição mundial contará com 60 times do mundo inteiro. O prêmio de US$ 100 mil contribuirá na concretização do projeto. Ademais, serão assessorados por empreendedores experientes, que já participaram da competição e entendem do assunto. O vencedor global também ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e, por fim, uma mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.
 

Confira abaixo uma descrição resumida dos projetos finalistas:

 
Appoint – PUC MG (MG)

Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, por exemplo teatro, campos de futebol, paintball e cinemas.
 
SapiEns – UFRS (RS)

App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio.

Team Bridge – USP (SP)

Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes.

Vibeye – UFC (CE)

App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário.

UpFish – Unicamp + UFABC (SP)

Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados.

BubuDigital – IF Paraíba (PB)

Fabrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade.

Dreampper – Unitau (SP)

Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.


Crown Brawl – IFPI (PI)

Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais.

Ensina.aí – UFPE (PE)

Serviço de ensino à distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE)

Gadget que monitora o consumo caseiro de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida por meio de apps web e mobile.

Apollo – Unicamp (SP)

Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto preparam a refeição.

CodCad – Colégio Farias Brito (CE)

Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo.

Colec.te – UFPE (PE)

Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT.

Mete a colher – UFPE (PE)

Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho.

TeamEZCare – USP (SP)

App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.

 

 


COMENTÁRIOS