Sustentabilidade

Brasil apresenta na China aplicativo que ajuda na redução de energia

O projeto de uma empresa brasileira será mostrado na conferência internacional promovida pelo governo chinês visando à troca de experiências


kleber Sales/CB
De 14 a 16, o Ministério de Ciência e Tecnologia chinês realiza a Conferência sobre o Intercâmbio Internacional de Profissionais (Ciep), evento que reúne, há 14 anos, organizações estrangeiras para a formação de especialistas. O objetivo é criar oportunidades para troca de experiências, network e inovação em tecnologia. O encontro será em Shenzhen, com a participação de startup brasileira.

“Pequenos consumidores não podem arcar com os custos da consultoria presencial em eficiência energética ou não sabem como colocar os projetos em prática”, afirma Rosana Correa, uma das fundadoras do projeto brasileiro que participará do evento. O projeto, de consultoria energética on-line, a ser apresentado pelo Enguia, portal de eficiência energética, foi focado no atendimento a pequenos e médios imóveis, sejam residenciais ou comerciais. Esses pequenos negócios necessitam, segundo a empresa carioca, de mais conhecimento para investir em eficiência energética de forma mais prática e objetiva. “Nosso objetivo com o Enguia é realizar um diagnóstico detalhado e personalizado sobre o consumo de energia do cliente, apresentando-lhe um plano personalizado de redução do consumo para ajudá-lo nesse processo”, explica Rosana Correa.

PLANOS

O Enguia será um site ajustável, que também fornecerá ao cliente a opção de atendimento via aplicativo. Seu projeto traz planos individuais – personalizados para cada cliente – visando reduzir o consumo, feito em conjunto com as concessionárias de energia. Sua execução se dá, inicialmente, por meio de um cadastro. Em poucos passos, a plataforma já informa ao cliente sobre seus dados de consumo de energia. Tudo isso englobando os sistemas de iluminação, ar-condicionado, eletrodomésticos, chuveiro elétrico e outros equipamentos, detalhando o consumo de cada quilowatt.


Em seguida, o usuário preencherá um formulário que possibilitará à plataforma montar o plano personalizado de redução do consumo. Tais informações são trabalhadas e uma lista de intervenções é revelada com seus custos iniciais, as economias geradas e seus respectivos tempos de retorno. Vale ressaltar que o usuário também será informado sobre os gastos reduzidos por suas ações de eficiência energética.

Esta será a 14ª edição da conferência, que, ao todo, incluirá 16 sessões, com exposições e feiras, recrutamento de talentos, fórum, treinamento de talentos e discussão em painel, entre outras atividades.

COMENTÁRIOS