Quer ganhar 100 mil dólares? Se inscreva na 15ª edição do Imagine Cup

Iniciativa da Microsoft visa conectar estudantes de todo o mundo, fornecendo a eles ferramentas que transformem ideias em realidade


Microsoft/Reprodução


Aos que sonham participar da competição global que transforma projetos acadêmicos em startups, apressem-se. Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Imagine Cup, competição que reúne projetos de todo o mundo relacionados à ciência da computação. O prazo termina em 10 de abril.

Para se inscrever, jovens de mais de 16 anos deverão formar equipes de até três participantes, além de um mentor (não obrigatório), que pode ser professor ou orientador. As equipes têm de desenvolver um projeto que tenha alguma relação com a nuvem, seja em infraestrutura, plataforma ou algum tipo de serviço, como o Azure Bot Service, primeiro bot como serviço, lançado em novembro pela Microsoft. A inscrição deve ser feita pelo site da Imagine Cup: https://www.imaginecup.com/, que ainda traz o regulamento completo e as instruções de como preparar e apresentar o projeto.
Microsoft/Reprodução

As expectativas em torno das equipes brasileiras são sempre grandes. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do campeonato e nove equipes nacionais foram campeãs desde a primeira edição da Imagine Cup, há 15 anos. Em 2015, a equipe eFitFashion, formada por alunos dos cursos de moda e computação da Universidade de São Paulo (USP) foi a grande vencedora, depois de disputar com 200 estudantes de 80 países. O projeto dos brasileiros consistia em uma plataforma on-line chamada Clothes for Me, baseada em um software chamado ePMG. Por meio dele, o usuário pode fazer a encomenda de roupas personalizadas sob medida, indicando as especificações de cada peça em detalhes, que então são encaminhadas para costureiras e modelistas. O programa não só faz a ponte entre consumidor e mercado como também oferece toda a estrutura para a produção das roupas por parte das alfaiatarias.

NACIONAL

Na grande final da etapa brasileira, que este ano ocorrerá em Fortaleza, serão escolhidos os três melhores projetos, que poderão participar do programa BizSpark, voltado para o suporte de startups de tecnologia. O primeiro lugar ainda terá o projeto, que se transformará em uma startup, acelerado pela Microsoft.


Os dois primeiros colocados serão os responsáveis por representar o nosso país na etapa global, ganhando a viagem internacional com todos os custos pagos. No total, 60 times do mundo inteiro concorrem nessa etapa. A fase final da competição será realizada em Seattle (USA), em julho.

A equipe vencedora global da Imagine Cup 2017 vai ganhar um prêmio no valor de US$ 100 mil, verba que ajudará a concretizar e a capitalizar o projeto, além de contar com a assessoria e a experiência de quem já participou e de quem está na fase de implantação de seus empreendimentos. O vencedor também ganha a mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A iniciativa da Microsoft tem o intuito de conectar estudantes de todo o mundo e fornecer a eles ferramentas, recursos e experiências que transformem ideias inovadoras em realidade. “Os projetos apresentados têm enorme potencial de negócios, são ideias inovadoras que respondem a demandas concretas. A Microsoft acredita que o empreendedorismo é uma mola propulsora do desenvolvimento do país”, afirma Rodrigo Dias, gerente de Programas Acadêmicos e Startups da Microsoft Brasil.

COMENTÁRIOS