Big Ideia

Empresa de Uberlândia tem como meta crescer 35% este ano em relação a 2016

Empresa de soluções de gestão empresarial (ERP) com foco no mercado de atacado distribuidor, a Sankhya Gestão de Negócios surgiu com o propósito de suprir carências tecnológicas e gerenciais de empresas brasileiras, com planos para melhorar suas gestões financeira e comercial.


Sediada em Uberlândia, a empresa, fundada em 1989, tem mais de 700 colaboradores e está presente em outras 21 cidades no país, com destaque para Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, são mais de 6 mil clientes que utilizam suas soluções.

Os irmãos e sócios Felipe Calixto e Fábio Túlio lembram que, inicialmente, a empresa foi batizada de SOS Informática, mudando de nome cinco anos depois para melhor definir sua atuação, já que Sankhya remete à análise, multiplicidade e raciocínio. Trabalha fundamentalmente a parte de inteligência de negócios. Sua metodologia mensura a gestão dos clientes por meio do índice Maha Gestão, que faz um mapeamento detalhado de todas as áreas dos clientes para apontar falhas na gestão e sugerir mudanças.

“Na época da criação da empresa não existia o Google, tampouco um sistema integrado. As grandes empresas eram as únicas que tinham acesso aos microcomputadores e às ferramentas para uma boa gestão financeira e comercial. A grande maioria não tinha o sistema, apenas o acesso. Quando começamos, em 1989, vimos o desespero dos empresários”, disse Calixto, que preside a Sankhya.

Com planos para inaugurar filiais e impulsionar ainda mais o negócio, a empresa acaba de anunciar a continuação de sua estratégia de expansão para atingir crescimento acima de 35% em relação a 2016. “Ao longo dos últimos anos, consolidamos a atuação das nossas unidades e ampliamos de forma significativa nossa presença no território nacional. Agora, chegou a vez de explorar novos locais. Realizamos estudo detalhado sobre quais partes do Brasil apresentam mais carência de ferramentas que as auxiliem a melhorar sua gestão.” Vale ressaltar que, em 2016, a Sankhya abriu filiais em Curitiba, Salvador e São José dos Campos (SP).

PARCEIROS

MediaLink/Divulgação
O executivo ressalta, ainda, que essa expansão resultou em um expressivo aumento do número de colaboradores. “Nossa equipe cresceu 20%, passando de 600 para 760 funcionários, e a previsão é contratar ainda mais pessoas para fazer parte do nosso time já nos próximos meses.” Isso fez com que a Sankhya dobrasse seus investimentos em treinamento e capacitação. “Para nós, é fundamental termos um time totalmente alinhado com nossa proposta de valor”, disse, referindo-se à aliança de tecnologias inovadoras com o acompanhamento evolutivo da gestão dos clientes.

Por fim, Calixto ressaltou os vários parceiros que a empresa tem e também comentou sobre a forte concorrência do mercado, disputando espaço com outras grandes empresas, como TOTVS, SAP e Oracle. “Fomos crescendo e deixando de ser uma empresa municipal. Graças aos clientes e funcionários, ganhamos tanto parceiros quanto concorrentes. Atualmente, são 35 parceiros principais e outras centenas de pequenos, que nos ajudam na criação de aplicativos.”

COMENTÁRIOS