Uber e programa SEED unem empreendedores e mentores em BH


Reprodução/Instagram

O maior programa de aceleração pública de startups do Brasil, o SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, em parceria com a Uber, realizou no dia 15 de fevereiro o primeiro UberMENTOR no Brasil. A iniciativa que, até então, só havia ocorrido nos Estados Unidos, proporcionou a empreendedores mineiros o encontro com empresários e líderes de sucesso para uma orientação empresarial. A ação teve por objetivo divulgar a 4ª Rodada do SEED, que está com edital aberto até hoje (8), às 18h.

Entre 14h e 17h, ao entrar no aplicativo da Uber, 150 empreendedores inscritos receberam um veículo a bordo do qual estava um mentor experiente, que já foi acelerado pelo SEED. No banco de trás do carro, os usuários receberam orientação gratuita para aconselhamento de carreira, viabilidade do negócio e sugestões de como se inscrever no SEED e impulsionar suas startups.

Um dos primeiros empreendedores que participou da ação foi Gabriel Fonseca, um jovem de 30 anos formado em cinema que, ao detectar uma necessidade do mercado, decidiu este ano tirar um projeto de oito anos do papel. “De todos os programas de aceleração de startups sobre os quais busquei informação, o SEED se destacou e foi indicado até mesmo por seus concorrentes”, afirmou Gabriel.

Para ele, a iniciativa de consultoria fora de um escritório foi inspiradora. A troca de ideias foi tão positiva que Gabriel encerrou a sua viagem com o UberMENTOR na sede do SEED, localizada na praça Rui Barbosa, 104, para conhecer o espaço.

Para a diretora-geral do SEED, Silvana Braga, mais uma vez, Minas Gerais se destaca com uma ação pioneira. “Conectar o SEED a uma empresa tecnológica de sucesso como a Uber é sinônimo de reconhecimento do nosso trabalho para incentivar a cultura empreendedora no mundo”, explica.

A parceria alcançou o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e divulgar o Programa SEED. “Acreditamos que os mentores, que foram acelerados pelo SEED na última rodada, são os melhores para falar do nosso trabalho e orientar os participantes.” Escolher Belo Horizonte para ser palco deste grande evento não foi um acaso.

A Uber busca desenvolver a comunidade e celebrar a cidade e vê a parceria como um incentivo ao empreendedorismo, conectando pessoas e desenvolvendo ideias. "A parceria SEED e UBER para realizar o primeiro UberMENTOR no Brasil foi muito importante para o ecossistema de empreendedorismo mineiro. Estamos em um momento único em que todos os atores do estado estão mobilizados e colaborando para promover o ambiente de inovação em Minas.

O apoio da Uber na divulgação das inscrições, ao programa e aos empreendedores mineiros contribuiu para elevar nossos esforços para dar visibilidade a Minas Gerais como um hub de inovação reconhecido internacionalmente." Andrea Motta, Diretora de Parcerias do SEED. "Compartilhar o conhecimento e colaborar com o próximo é a melhor maneira de contribuirmos para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor."

Roberta Vasconcellos, Fundadora e CEO da BeerOrCoffee (aplicativo que incentiva o networking através de um encontro para um cafézinho ou uma cerveja).

COMENTÁRIOS