Burocracia prejudica startups mineiras, critica investidor britânico

Andrew Humphries, dono de uma aceleradora de startups, esteve em BH e elogiou Minas como berço de grandes ideias


Renato Carvalho / Portal SIMI

Minas Gerais possui muitas das mentes mais inovadoras do Brasil. Essa afirmação é do investidor e membro do governo britânico Andrew Humphries, que esteve no Brasil para participar da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), em Belo Horizonte. 

Para Humpries, que atualmente é responsável pela aceleradora de startups The Bakery, grandes inovações estão nascendo em solo mineiro e percorrendo o mundo inteiro em busca de uma oportunidade para florescerem. ''O Brasil é um país fantástico não apenas por seus recursos naturais, mas também pela capacidade empreendedora que está surgindo entre os mais jovens. Esta é minha segunda viagem ao Brasil e estou fascinado com a qualidade dos empreendedores que encontrei por aqui, não só em Minas Gerais, mas também em todo o país'', disse.

O britânico fala de investimentos em startups mineiras com segurança e propriedade. Durante os jogos olímpicos no Rio, em agosto deste ano, ele organizou o Startup Game, juntamente com a iOasys, uma empresa desenvolvedora de aplicativos mobile sob demanda. É um concurso que reuniu 40 novas empresas de todo o mundo e que teve como vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares empreendedores de Minas Gerais. ''Este lugar tem sido o berço de grandes ideias que se transformam em startups com grande potencial de expansão'', afirmou. ''Não raro encontro pessoas desenvolvendo grandes projetos mundo à fora e elas revelam que vieram de Minas. O motivo pelo qual estou aqui é poder apoiar estes empreendedores para que eles possam crescer e expandir seus negócios internacionalmente'', concluiu o investidor.

Renato Carvalho / Portal SIMI

Humphries também cita os desafios peculiares dos empreendedores brasileiros e conta como a empresa dele, a The Bakery, contribui em solo londrino para diminuir a distância entre as grandes empresas e as startups. A empresa é a primeira no mundo focada na busca e contratação de startups para resolver problemas de grandes empresas. ''Um dos grandes problemas do Brasil é a burocracia. O governo brasileiro precisa resolver isso e também incentivar e engajamento real com startups no Brasil. Tivemos o mesmo problema 6 anos atrás e uma das grandes iniciativas do governo britânico foi fazer com que grandes empresas, como Google, Amazon e e-bay pudessem trabalhar com startups. Não se trata de dar dinheiro, mas de incentivar as trocas comerciais entre grandes empresas e startups para incentivar um ecossistema completo que tenha crescimento orgânico no Brasil'', completou.

Por que o governo britânico quer investir em startups mineiras?

Para responder a essa pergunta, Andrew Humphries cita a iOasys, que desenvolveu o aplicativo da da empresa mineira vencedora do Startup Games, a BeerOrCoffe, e também o aplicativo oficial do concurso. A empresa, criada pelos primos Walter Neto e Gilson Junior, em Belo Horizonte, já conquistou o cenário mundial e hoje se tornou parceira do governo britânico em um programa de incentivo a novas empresas. ''Existe um aprendizado muito grande no empreendedorismo brasileiro que pode ser levado para outros países. Quem consegue empreender e ser bem sucedido aqui conseguirá ser bem sucedido em qualquer lugar do mundo. Um grande exemplo é o crescimento da Ioasys que conseguiu ser bem sucedida no ecossistema mineiro e permanecer aqui fomentando o mercado no próprio estado. Nós, do governo britânico, sabemos que se auxiliarmos estes empreendedores que são bem sucedidos aqui a serem globais, eles voltarão a investir no ecossistema brasileiro, na América Latina e em outras partes do mundo. Consequentemente o ecossistema britânico também irá se beneficiar'', acredita.

O investidor espera, ainda, que o incentivo a novos empreendimentos brasileiros também sirva para que jovens possam se inspirar no sucesso dessas startups e serem motivados a empreender. ''Os jovens brasileiros também precisam muito de exemplos de startups que surgiram em uma realidade próxima a deles que deram certo. Quando encara o desafio de empreender, o jovem muitas vezes não encontra o incentivo dos pais, pois eles viveram acreditando que o melhor para os filhos deles era ter um emprego em um banco. Então, eles precisam desses exemplos para acreditarem que é possível investir em suas próprias ideias e que vale a pena batalhar por elas'', conclui.


Startup Game
:
Realizado em meio aos jogos olímpicos no Rio de Janeiro,  entre 8 e 9 de agosto, na British House, a casa britânica para os jogos, no Jardim Botânico. A próxima edição irá acontecer em Buenos Aires e, em seguida, no México. Toda a tecnologia do evento, incluindo um aplicativo para os candidatos, foi desenvolvido pela iOasys.
 
Minas ocupa o segundo lugar no ranking nacional de startups
 
Uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o maior estudo unificado de atividade empreendedora no mundo, revelou que o Brasil está entre os países que mais empreendem nos últimos anos.

Em todo o Brasil já são mais quatro mil startups, sendo São Paulo o responsável por abrigar a maioria delas, cerca de 1.200. Minas Gerais é o segundo colocado no ranking, com cerca de 350 novas empresas na área da tecnologia. O estado também abriga na capital o San Pedro Valley, vencedor por dois anos consecutivos do prêmio de melhor comunidade do setor pelo Spark Awards. A premiação é a maior do setor para empreendedores da América Latina.

COMENTÁRIOS