Startup aproxima chefs de cozinha e clientes e proporciona experiência gastronômica em casa

Segundo Pedro Barros, diretor executivo do Chefex, o negócio cresceu cerca de 150% em oito semanas este ano


Euler Junior/EM/D.A Press
O mercado de personal chef está em alta. Foi o que o Pedro Barros, formado em gastronomia na Austrália, percebeu quando voltou ao Brasil, depois de estudar 4 anos fora. Ao pesquisar e analisar o mercado, Barros avaliou que as pessoas estão mais interessadas em ter uma experiência gastronômica sem sair de casa. Diante dessa demanda e tendência do mercado, ele teve uma ideia com outros dois amigos, em junho do ano passado, e resolveu criar o Chefex.

"Percebi que os chefs de cozinha têm certa dificuldade de encontrar clientes. A busca pela clientela acontece mais no 'boca a boca', e mesmo assim há várias barreiras para concretizar um bom volume de clientes. Resolvi então criar uma ferramenta de marketing online para que os chefes possam divulgar o trabalho de forma mais ativa", explica o diretor executivo do Chefex. A plataforma online intermedia o trabalho do personal chef com o cliente, por meio da divulgação do perfil do cozinheiro e os pratos de destaque.

"O momento de crise econômica do país também contribui para o aumento da procura por chefs de cozinha, que possam proporcionar uma experiência gastronômica de qualidade em casa. Com a forte tendência das áreas gourmets em prédios residenciais, as pessoas estão em busca de praticidade e qualidade de vida. Elas preferem chamar os amigos e familiares para comer em casa, do que gastar altíssimas cifras em restaurantes. São os sinais da economia compartilhada e colaborativa", ressalta. Só no ano passado, a crise econômica fechou cerca de 500 bares e restaurantes em BH, segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb).

Segundo Pedro Barros, o negócio cresceu cerca de 150% em oito semanas este ano. "Levando em consideração o cenário econômico e alguns fatores internos, como algumas mudanças na equipe, o volume de vendas do Chefex é muito positivo". O diretor executivo está ainda remodelando o negócio. "Vamos oferecer além do serviço do chef de cozinha em casa, workshops, cursos, além da experiência gastronômica de outros países. Vamos levar não somente o profissional à casa do cliente, como também pratos culturais. A pessoa viaja e fica na lembrança uma deliciosa comida do lugar visitado, assim ela poderá comer aquele prato em casa". O Chefex oferece oito chefes especializados, que trabalham em dupla para atender melhor o cliente.

Também faz parte das mudanças no negócio, o lançamento de um novo site ainda esse mês. "Vamos oferecer também a venda de vinhos e cervejas especiais para acompanhar os pratos oferecidos pelos chefes, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário do Chefex", salienta. De acordo com Barros, a ideia é avaliar como o mercado da capital mineira vai se comportar com as novidades e, depois de um período de 5 meses de teste, começará o processo de expansão da startup. "Queremos atuar em 10 estados, mas de forma gradual. A expectativa é implementar o Chefex em breve em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Goiás", revela.

A startup é uma das finalistas do Lemonade BH 2016, programa de pré-aceleração, realizado pela Fundepar e co-realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais por meio do SIMI, pela Techmall – aceleradora de startups, pela Fapemig e pelo Sebrae Minas.

Euler Junior/EM/D.A Press

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