Google seleciona startup mineira para programa de aceleração

Seis negócios brasileiros vão receber US$ 50 mil, mentorias e capacitação


A startup mineira AppProva é uma das seis empresas brasileiras – a única em Minas – selecionada para participar do Launchpad Accelerator, programa de aceleração do Google que busca startups com grande potencial em países emergentes como Índia, Brasil, Indonésia e México. O objetivo da iniciativa é oferecer suporte técnico e treinamento para que elas possam desenvolver seus aplicativos e alavancar seus negócios. Essas empresas vão receber US$ 50 mil em recursos, mentorias e capacitação.

Entre os critérios de escolha está o potencial da tecnologia de impactar o mercado e crescer em escala global. As outras empresas selecionadas são de São Paulo (BankFacil, Emprego Ligado, GetNinjas, Love Mondays) e do Rio de Janeiro (Edools). “Eles selecionam startups que já provaram seu valor de mercado, mas que ainda apresentam desafios que permitam a elas se beneficiarem do programa”, diz João Gallo, cofundador da AppProva.

Na primeira etapa, três profissionais de cada startup são enviados para a sede do Google em Mountain View, na Califórnia, para um treinamento intensivo de duas semanas. Terminada essa etapa, os participantes voltam aos países de origem e continuam recebendo apoio e treinamento por seis meses. Segundo Ana Paula Batista, head de produtos da AppProva, a iniciativa é um incentivo para tirar as empresas do lugar comum, e as pessoas também: “é possível inclusive que algumas empresas mudem tudo o que vem fazendo até hoje e todos são impactados positivamente”.

O aplicativo AppProva auxilia estudantes a organizarem seus estudos, testarem seus conhecimentos e se prepararem para provas como o Enem, OAB e concursos. Por outro lado, ele também melhora o desempenho das instituições das quais esses estudantes fazem parte e otimiza as atividades dos professores. Desde que foi criado em 2012, mais de 1 milhão de pessoas já utilizaram o aplicativo. “Nosso principal desafio é levar o nosso produto, tanto na parte técnica quanto em experiência do usuário, para um para um próximo nível. É isso que buscamos com esta oportunidade oferecida pelo Google”, afirma João Gallo.


COMENTÁRIOS