Chega de picaretas: 1ª Marcha conecta clientes com oficinas mecânicas de confiança


Quem acha um mecânico de confiança, não costuma largar. Mas encontrar um não é fácil – ou pelo menos não era: a startup 1ª Marcha é dedicada a conectar boas oficinas com quem precisa delas. Fundada por Bruno Sena no fim de 2015, a empresa já está com seu MVP (sigla em inglês para produto mínimo viável) no ar. “Já temos uma boa rede de parceiros em Belo Horizonte estamos ampliando aos poucos”, contou Bruno.

O sistema é simples e efetivo. Em um portal que já está no ar, o consumidor escolhe o problema no seu veículo e recebe indicações de especialistas naquilo, que estejam por perto. “Nós conectamos o dono de veículo com o prestador de serviço automotivos. Funciona assim: quando a pessoa tem um problema no seu carro, desde um barulho estranho até uma manutenção das pastilhas de freio, e busca uma oficina de confiança, o 1ª Marcha é a solução para ele”, explicou Bruno.

Como boa parte das boas ideias, o 1ª Marcha surgiu de uma necessidade que o empreendedor enxergou como oportunidade. O mecânico de confiança do pai de Bruno ficava em um bairro distante da casa deles e ele não queria se 'arriscar' nas muitas oficinas da região. Partindo disso, Bruno pensou no sistema que pretende evitar que o consumidor caia em furadas e deixe seu carro na mão de picaretas. “Nós temos um escopo bem restrito de parceiros”, considerou Bruno.

“Eles passam por uma seleção e precisam atender a alguns critérios. Temos muitos que são referenciados por grandes empresas no ramo, como a Bosch, que faz treinamentos e exige um padrão no serviço das oficinas filiadas a ela. Também trabalhamos com muitas mecânicas de franquia, que seguem um padrão de atendimento em todas unidades. E também empresas conhecidas no mercado, que são bem-vistas e tem uma qualidade reconhecida”, detalhou. E não fica por ai: para continuar a ser indicado, o parceiro precisa ter boas qualificações dos usuários. Se receber reclamações ou notas ruins, corre o risco de ficar de fora da plataforma.

Ainda começando, o 1ª Marcha já conseguiu alguns casos de sucesso, como o de João Marinheiro, dono de um Chrysler Stratus 98. Seu carro apresentava problemas de superaquecimento e mesmo com conhecimentos básicos de mecânica e entusiasta de automóveis, João precisava de mão de obra especializada e possivelmente peças. Como ele havia se mudado recentemente de São Paulo, não conhecia ninguém de confiança para o serviço. Recebeu quatro indicações no 1ª Marcha.

“O 1ª Marcha recebeu meu pedido de ajuda com a explicação do problema e me trouxe direto a solução, uma lista de oficinas qualificadas com uma explicação do que era o provável problema e como poderia ser resolvido. Pude chegar a uma oficina especializada na marca do meu carro com quatro modelos no pátio quando cheguei, algo muito raro se tratando de um Chrysler Stratus 98”, contou João.

O 1ª Marcha está no ar e pode ser visitado aqui.

COMENTÁRIOS