Novo laboratório do Senai é inaugurado em Ipatinga


As empresas do setor metalmecânico do Vale do Aço ganharam um novo espaço para inovação em Ipatinga: foi inaugurado nesta semana o Laboratório Senai de Ensaios Mecânicos e Análise de Escórias, com 20 equipamentos disponíveis para utilização da indústria, entre eles máquina de ensaios universal, máquina de impacto Charpy, microscópio para metalografia, durômetros, máquina de medição tridimensional, máquina de abrasão "Los Angeles", Mandriladora CNC, Centro de Usinagem e Torno CNC.

“Na crise é que temos que ser diferenciados e enxergar oportunidades, através de novas tecnologias”, disse Luciano Araújo, presidente da Fiemg regional do Vale do Aço. Segundo ele, o laboratório permitirá que a área de tecnologia reduza custos em processos e amenize os impactos ambientais da atividade. “Estamos trabalhando com foco na demanda da indústria regional e agregação de valor aos produtos através de projetos como o Pró Valor, lançamento do APL metalmecânico e de investimentos realizados pelo SENAI, aumentando a competitividade das nossas indústrias”, explicou.

O laboratório surgiu partindo de um investimento de R$ 400 mil aportados pelo BID, inicialmente apenas para ensaios em juntas soldadas. O escopo foi ampliado pelo Senai com um aporte de mais de R$ 1,2 milhões do Sistema Fiemg, transformando o espaço em um laboratório completo de ensaios mecânicos e metalográficos, um laboratório de análises de escórias siderúrgicas, um setor de consultorias tecnológicas, além de uma área moderna de usinagem para execução de serviços técnicos especializados para indústria.

Presente na inauguração, o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior, destacou a força da siderurgia na região: “O Vale do Aço é a nossa locomotiva do setor metalmecânico, claro que temos indústrias importantes no Estado que trabalham com o aço, mas o coração da siderurgia de Minas Gerais está no Vale do Aço”.

As empresas interessadas no uso do laboratório deverão entrar em contato com o SENAI através do telefone (31) 3822-9604.

COMENTÁRIOS