BIG abre inscrições de disputa que incentiva a produção de games no Brasil


Estão abertas as inscrições para o BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), que selecionará os melhores jogos independentes do ano no Mundo, América Latina e Brasil, além das maiores promessas em desenvolvimento. Com o objetivo de promover a fomentar a indústria local, o BIG acontece neste ano no Centro Cultural São Paulo, entre os dias 25 de junho e 3 de julho.

“O festival seleciona os jogos mais inovadores do mundo, do Brasil e da América Latina. Serão oito premiados e aproximadamente 40 finalistas. Nosso objetivo é o fomento da indústria local e a inclusão do Brasil em um calendário internacional dos desenvolvedores de jogos”, explicou Alê McHaddo, presidente da Abragames.

No ano passado, foram 690 inscritos na competição principal, que teve como grande ganhador o polonês This War of Mine, da 11 bits Studios, que ganhou tanto na escolha do júri como no voto popular. No BIG Starter, voltado para os jogos ainda em desenvolvimento, Fófuuu, da Beltri Studios, foi o vencedor na categoria “Melhor Jogo Educativo”. Na categoria “Melhor Jogo de Entretenimento”, quem levou foi Relic Hunters Zero, da Rogue Snail. Vale ressaltar que diferente da competição principal, os jogos inscritos nas categorias do BIG Starter são exclusivamente brasileiros.

Além das duas categorias no BIG Starter, a competição principal avaliará os finalistas em: Melhor Jogo, Melhor Jogo da América Latina, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Inovação, Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social e Voto Popular, além de uma premiação especial para o Melhor Jogo Ambiental, uma adição nova ao evento. Ao todo, serão distribuídos R$ 52 mil em prêmios.

Para entrar na competição é preciso inscrever seus jogos até o dia 25 de abril. O prazo para o BIG Starter é maior: até o dia 13 de maio.

Mercado em crescimento


Apesar de proporcionalmente pequeno em relação ao seu potencial, o mercado de games no Brasil cresce espantosamente nos últimos anos, assim como iniciativas para o fomento da indústria, como o BIG, a BGS e outros.

“Ano passado tivemos um jogo brasileiro entre os cinco melhores do ano segundo a Apple, o Horizon Chase. Isso mostra como estamos nos consolidando como produtores e também como consumidores de jogos, principalmente em plataformas móveis”, destacou Alê McHaddo.

 

4º BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival)
De 25 de Junho a 3 de Julho (Segunda, 27, não abre)
De terça a sexta: 10h às 20h / Sábado e domingo: 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita


COMENTÁRIOS