O conceito do especial BH120 surgiu dias depois de a cidade ter completado 118 anos. Em janeiro do ano passado, a redação do EM começou a se reunir semanalmente para discutir temas e histórias que fazem parte da identidade da capital e dos belo-horizontinos. A partir daí, cerca de 100 profissionais, entre repórteres, fotógrafos, diagramadores, infografistas e estagiários, se dividiram em grupos e definiram cada um dos 12 temas. A preocupação desde o início tem sido como apresentar aos leitores histórias interessantes e representativas em formatos inovadores, que integrem os conteúdos impresso e digital.
Neste mais de um ano de planejamento do BH120, o processo produtivo foi todo horizontalizado. A partir de reuniões com a participação de integrantes de diversas editorias, cada profissional teve autonomia para apresentar e conduzir com o núcleo multimídia do EM o tema e as pautas escolhidas, do conceito às abordagens das matérias.
Outra parte essencial do BH120 foi a construção da identidade das entrevistas a partir de planejamento audiovisual e o treinamento dos repórteres-fotográficos para garantir um padrão aos 12 episódios do especial, mesmo que cada um possa ser visto e entendido separadamente pelos leitores. A preocupação com a qualidade técnica dos conteúdos mobilizou ainda a parceria com uma empresa especializada em imagens aéreas, a Lord Drone.