(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aposentados protestam em BH contra gestão de fundo da Caixa

Manifestação está marcada para a próxima sexta-feira, na agência Tupinambás do banco


postado em 17/08/2017 15:38 / atualizado em 17/08/2017 15:45

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Os aposentados da Caixa Econômica Federal farão ato em protesto contra o que chamam de “gestão arbitrária” dos administradores do fundo de pensão dos funcionários da instituição financeira, o Funcef. Alvo de investigações, inclusive, com ex-diretores réus na Operação Greenfield, que apura esquema de desvio de recursos, o Funcef registrou rombos milionários que estão sendo cobrados dos associados.

A manifestação em Belo Horizonte (BH) será realizada na porta da agência Tupinambás da Caixa, no Centro, às 9h30 de amanhã, e pede que os responsáveis reponham o déficit que está sendo colocado na conta dos aposentados e funcionários da ativa.

De acordo com Gigi Reis e João Baptista Ardizoni dos Reis, organizadores do movimento, a função principal do Funcef, que é de garantir a aposentadoria dos servidores, foi lesada, já que, mesmo depois de sair da atividade, eles estão tendo que contribuir para cobrir o rombo.

Eles ainda afirmam que manobras contábeis têm sido feitas ao longo dos anos para que os “maus negócios” não chamassem atenção dos associados. “O foco é nossa aposentadoria. Não aceitamos pagar rombos de responsabilidade de outros”, afirmou Gigi.

O rombo nos fundos de pensão de empresas estatais, incluindo a Funcef, foi investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no Congresso, que terminou com o indiciamento de 145 pessoas suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção.

Entre os investimentos considerados suspeitos, e dos quais a Funcef participou, está a Sete Brasil, empresa criada para administrar sondas de perfuração da Petrobrás, e que depois foi envolvida na Operação Lava-Jato.

A entidade tem quatro planos, sendo que dois são de benefício definido. Nessa modalidade, o trabalhador sabe, desde a entrada no programa, quanto receberá por mês ao se aposentar. Se há déficit, ele e a empresa precisam fazer aportes para cobrir o rombo.

Para melhorar o caixa desses dois planos em 2015, a Funcef vai aumentar a partir do ano que vem a taxa adicional dos participantes de um deles e instituir a cobrança extra para os participantes do outro.Segundo João Reis, os descontos dos aposentados têm ocorrido de maneira compulsória e sem paridade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)