(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve tem baixa adesão de sindicatos em SP


postado em 29/06/2017 09:07

São Paulo, 29 - Na véspera da greve geral contra as reformas do governo marcada para amanhã, a adesão de sindicatos de São Paulo ainda é baixa. Categorias como a dos metroviários devem decidir hoje se vão parar. Outras, como a dos motoristas de ônibus e dos ferroviários, já confirmaram que não participarão do movimento. Bancários e professores não vão trabalhar. As centrais, no entanto, programaram atos na capital e no interior.

A Força Sindical vai reunir trabalhadores às 11 horas na frente da Superintendência Regional do Trabalho, na Rua Martins Fontes, no centro. “É natural que a mobilização seja menor agora que a reforma trabalhista está no centro da discussão. A reforma da Previdência atinge muito mais pessoas, só metade da população economicamente ativa do País está na CLT”, diz João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força.

Segundo ele, depois de duas grandes mobilizações - a greve geral de 28 de abril e a marcha em Brasília, em 24 de maio -, as principais categorias estão sendo pressionadas pelo Ministério Público, com possibilidade de multa, a não fazerem greve.

A CUT programou um ato na frente do Masp, na Avenida Paulista, de onde os manifestantes devem seguir até a prefeitura - na pauta dos protestos também estão as privatizações anunciadas pelo prefeito João Dória. O presidente da CUT no Estado, Douglas Izzo, diz que serão 20 grandes atos na capital e no interior. “Amanhã (hoje), quando muitas categorias farão assembleias, teremos uma previsão mais precisa do tamanho da adesão à greve.” O dirigente diz que, como estratégia para esvaziar o movimento dos sindicatos, o governo tem mobilizado a Justiça contra as paralisações.

O sindicato dos metroviários de São Paulo vai decidir em assembleia hoje à noite se vai mesmo parar amanhã - no dia 22, os trabalhadores haviam concordado em participar da mobilização. Filiados à União Geral dos Trabalhadores (UGT), os motoristas de ônibus da capital devem trabalhar normalmente, assim como os ferroviários. A UGT programou atos em diferentes pontos do centro.

O sindicato dos aeroviários fará manifestação no Aeroporto de Congonhas, entre 8h30 e 10h. Até ontem à noite, não estava confirmado se os trabalhadores vão parar amanhã.

Indicativo da baixa adesão, os metalúrgicos do ABC não programaram paralisação amanhã. Está previsto um ato, às 9h, na frente da sede do sindicato, em São Bernardo, e, na hora, os trabalhadores vão decidir se farão uma caminhada ou se voltam ao trabalho. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

(Marina Pauliquevis)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)