(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lojistas fecham as portas em centros de compras da Grande BH

Pressão do cliente arredio e dos gastos de manutenção faz estabelecimentos baixarem as portas na região metropolitana


postado em 18/06/2017 06:00 / atualizado em 18/06/2017 07:58

Aos 74 anos, A Futurista, especializada em móveis, deixa shopping para se instalar em loja de rua à procura de equilíbrio financeiro (foto: Paulo Filgueiras EM DA Press)
Aos 74 anos, A Futurista, especializada em móveis, deixa shopping para se instalar em loja de rua à procura de equilíbrio financeiro (foto: Paulo Filgueiras EM DA Press)

A crise pegou em cheio os shoppings centers. Apesar da perspectiva de crescimento apontada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que aposta em aumento de 5% das vendas até o fim do ano, com 30 novos empreendimentos e investimentos na casa de R$ 166 bilhões, o surgimento de espaços vazios nos centros de compras, medido pelo nível de vacância das lojas, segue em alta na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais (AloShopping) – que fez um levantamento sobre a taxa de desocupação dos 15 maiores shoppings de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Região Metropolitana, – a vacância nesses empreendimentos está em torno de 12,3% e a tendência é de elevação.

Das 2.774 lojas existentes nessas unidades, pelo menos 343 estão com as portas fechadas. Alguns empreendimentos seguem com metade de suas lojas desocupadas. Em todo o Brasil, segundo a Abrasce, a vacância média do setor, ano passado, resultou em aumento de 4,6% de espaços desocupados nos 559 centros comerciais do Brasil.

Dois dos maiores problemas, de acordo com Alexandre França, superintendente da AloAhopping, são a despesa elevada com manutenção das lojas e a queda nas vendas. “O custo sempre foi alto, mas com as vendas eram altas, dava para manter. Hoje está inviável”, afirma o superintendente da entidade que representa os lojistas.

Segundo Alexandre França, nos bons tempos da economia a entidade registrava fila de espera para alugar uma loja em shopping. Hoje, segundo ele, a tendência é de fechamento. Além do aluguel, os shoppings cobram taxa de promoção e, em alguns casos, percentual sobre o faturamento. O custo total para manter uma loja em shopping gira hoje em torno de 18% do faturamento, de acordo cm a AloShopping.

“O ideal era ficar em 10%. No máximo em 12%”, afirma. Alexandre defende que sejam revistos os atuais contratos para que os comerciantes consigam condições melhores para permanecer nesses espaços. De acordo com ele, em função da crise, os novos contratos já estão sendo celebrados em condições melhores dos que os atualmente em vigor. “Se isso não acontecer muitas lojas mais vão fechar”, afirma França.

ATRÁS DE LOCATÁRIOS

Vítima desse quadro da economia, mais uma loja no Ponteio Lar Shopping, empreendimento inaugurado em 1995 e voltado para o setor de móveis e decoração, baixou suas portas na quinta-feira. Uma das primeiras e mais tradicionais lojas do shopping, A Futurista, fundada há 74 anos, mudou de endereço. A loja foi transferia para a avenida Silviano Brandão, na Floresta, região Oeste da capital, onde funciona um reduto de comércio de móveis e decoração.
Com custo bem menor de aluguel, o proprietário do negócio, Rubens Lipovetsky, vai tentar equilibrar as finanças da loja, que vende móveis, colchões e objetos de decoração. Emocionado com a mudança, o comerciante disse que deixou o local porque as vendas despencaram e não tem mais condições de arcar com os custos da manutenção no centro de compras. “Durante esses anos nunca tive problema. Mas ano passado a crise nos abateu de maneira muito grave”, lamenta.
Com metade de suas lojas fechadas, o shopping Monte Carmo em Betim, Região Metropolitana, também é um reflexo dessa dificuldade apontada pela Aloshopping. Segundo o levantamento feito pela entidade, em fevereiro deste ano, 89 das 176 lojas do empreendimento estavam fechadas. A situação hoje não se alterou. O shopping não comenta sobre a vacância, mas basta percorrer o local para ver diversas lojas fechadas. Algumas estão com placas anunciando futuras inaugurações, mas a maior aguarda um locatário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)