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Estado de Minas

Não entregou o Imposto de Renda 2017? Saiba o que fazer para ficar em dia com o leão

Quem per­deu o pra­zo de en­tre­ga da de­cla­ra­ção do Im­pos­to de Ren­da ou per­ce­beu er­ros de­ve pre­pa­rar o bol­so e se apres­sar


postado em 29/04/2017 07:00 / atualizado em 29/04/2017 07:46

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Bra­sí­lia – Ba­lan­ço par­cial di­vul­ga­do às 18h de on­tem pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral in­di­cou que a seis ho­ras do fim do pra­zo de en­tre­ga da de­cla­ra­ção de Im­pos­to de Ren­da 2017 – ano-ca­len­dá­rio 2016, cer­ca de 27,2 mi­lhões de do­cu­men­tos, do to­tal es­pe­ra­do de 28,3 mi­lhões, fo­ram en­tre­gues. Quem, por qual­quer mo­ti­vo, não con­se­guiu trans­mi­tir o in­for­me, te­rá que es­pe­rar até a pró­xi­ma ter­ça-fei­ra pa­ra acer­tar as con­tas com a Re­cei­ta Fe­de­ral. E pre­ci­sa­rá “pre­pa­rar o bol­so”, aler­ta o vi­ce-pre­si­den­te do Con­se­lho Fe­de­ral de Con­ta­bi­li­da­de (CFC), Luiz Fer­nan­do Nó­bre­ga, pois o fis­co não per­doa.

O con­tri­buin­te que per­deu o pra­zo e pre­ten­de en­viar o in­for­me en­tre maio e de­zem­bro vai pa­gar mul­ta mí­ni­ma de R$ 165,74 e má­xi­ma de 20% do tri­bu­to de­vi­do, além de mul­ta e ju­ros so­bre as par­ce­las a pa­gar (a pri­mei­ra ven­ceu em 28 de abril). Do al­to de seus 20 anos de ex­pe­riên­cia na área fis­cal, Nó­bre­ga, de 42 anos, diz que o des­co­nhe­ci­men­to é o prin­ci­pal mo­ti­vo pa­ra não con­se­gue pres­tar con­tas com o leão no pra­zo. “Quem en­tre­ga fo­ra do pra­zo, ba­si­ca­men­te, não sa­be nem quem tem a obri­ga­ção de fa­zer o acer­to fis­cal”, afir­mou.

Pa­ra se sal­var com a de­cla­ra­ção re­ti­fi­ca­do­ra é tam­bém ne­ces­sá­rio fi­car aten­to às re­gras da Re­cei­ta. É pos­sí­vel re­ti­fi­car o do­cu­men­to, des­de que no pra­zo má­xi­mo de cin­co anos a con­tar do pra­zo fi­nal de en­tre­ga e que a de­cla­ra­ção não es­te­ja sob pro­ce­di­men­to de fis­ca­li­za­ção. A for­ma de tri­bu­ta­ção tem de ser a mes­ma da­que­la usa­da an­tes.

O vi­ce-pre­si­den­te do CFC des­ta­ca o exem­plo de um den­tis­ta com três anos de pro­fis­são, que, em maio do ano pas­sa­do, pro­cu­rou seu es­cri­tó­rio, em Bau­ru (SP), por­que es­ta­va na dú­vi­da se pre­ci­sa­ria apre­sen­tar a de­cla­ra­ção do IR. “Acon­te­ce que, nos dois pri­mei­ros anos, ele não atin­giu o va­lor li­mi­te mas, no ter­cei­ro ano, o fa­tu­ra­men­to ul­tra­pas­sou o te­to e, co­mo ele não en­tre­gou an­tes, fi­cou na dú­vi­da”, ex­pli­ca o con­ta­dor.

Nó­bre­ga, que quan­do co­me­çou na pro­fis­são, “ain­da se da­ti­lo­gra­fa­va a de­cla­ra­ção do IR em má­qui­na de es­cre­ver”, já viu mui­tas mu­dan­ças nas re­gras fis­cais e acre­di­ta que no ano que vem a ida­de da obri­ga­to­rie­da­de pa­ra o CPF de de­pen­den­tes de­ve cair dos 12 atuais pa­ra 6 anos. “A Re­cei­ta vai di­mi­nuin­do pa­ra ter mais uma fon­te de in­for­ma­ção. Se o ma­ri­do e a mu­lher co­lo­cam o mes­mo fi­lho co­mo de­pen­den­te, em de­cla­ra­ções se­pa­ra­das, pe­lo CPF o sis­te­ma iden­ti­fi­ca fá­cil a du­pli­ci­da­de, que se­ria mais di­fí­cil ape­nas pe­lo no­me”, co­men­ta.

O vi­ce-pre­si­den­te do CFC men­cio­na ain­da a mo­der­ni­da­de e o ní­vel de so­fis­ti­ca­ção do fis­co bra­si­lei­ro, que vai acu­mu­lan­do in­for­ma­ções do con­tri­buin­te, pre­via­men­te. “Mais fon­tes vão sen­do obri­ga­das a en­viar da­dos amiú­de. De um ba­lan­ço men­sal, o den­tis­ta ago­ra en­via va­lo­res e CPFs por con­sul­ta diá­ria”, ex­pli­ca. “Quan­do o con­tri­buin­te vai fa­zer a de­cla­ra­ção anual, já es­tá tu­do no ban­co de da­dos da Re­cei­ta”, con­clui Nó­bre­ga.

NO RAS­TRO
Es­pe­cia­lis­tas ou­vi­dos pe­lo Es­ta­do de Mi­nas acon­se­lham que o con­tri­buin­te acom­pa­nhe a si­tua­ção da de­cla­ra­ção, por meio do por­tal e-CAC (aten­di­men­to vir­tual) na pá­gi­na da Re­cei­ta na in­ter­net, ob­ten­do um có­di­go de aces­so. É ne­ces­sá­rio in­for­mar os nú­me­ros dos re­ci­bos an­te­rio­res. De pos­se do có­di­go de aces­so, ele po­de mo­ni­to­rar o ex­tra­to e des­co­brir se o do­cu­men­to já foi pro­ces­sa­do, se es­tá na lis­ta de res­ti­tui­ção e até se há di­ver­gên­cias de da­dos e ris­co de cair ma­lha fi­na. Se des­co­brir que há al­gu­ma in­con­sis­tên­cia, po­de man­dar uma de­cla­ra­ção re­ti­fi­ca­do­ra e até se a res­ti­tui­ção já foi pro­ces­sa­da.


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