(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Mariana protestam após deixarem currículo no Sine e material aparecer no lixo

63 portifólios foram encontrados dentro de uma lixeira da cidade. Diante da revolta, foi registrado Boletim de Ocorrência e o Ministério Público e a prefeitura da cidade vão apurar o caso


postado em 26/04/2017 17:22 / atualizado em 26/04/2017 18:33

(foto: Reprodução )
(foto: Reprodução )

Mais de 60 currículos de desempregados foram encontrados no lixo na manhã desta quarta-feira em Mariana, na Região Central de Minas. Os papeis dos interessados em conseguir uma vaga de empego estavam dentro de uma lixeira nas proximidades da prefeitura do município e foram encontrados por pessoas que passavam pelo local. O caso revoltou a população que foi protestar na prefeitura. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Militar e o Ministério Público, Polícia Civil vão investigar o ocorrido. A Prefeitura de Mariana, responsável pela agência de emprego, também vai apurar o ocorrido.

Logo que a informação dos currículos no lixo se espalhou pela cidade, quem havia deixado os dados para uma oportunidade de trabalho no Sistema Nacional de Emprego (Sine) exigiu explicações. “O que os currículos estavam fazendo na rua? Todos as pessoas procuraram o Sine para tentar uma vaga de emprego. Quem pegou esses currículos e jogou foram tem que se explicar.”, afirmou Darcy Pereira de Carvalho, secretário-geral do Sindicato dos Servidores e Funcionário Públicos Municipais de Mariana (Sindserv).

Assista ao vídeo do protesto:


Ainda segundo Darcy, as pessoas que reconheceram seus dados entre os currículos descartados informaram que as informações pessoais foram deixadas no Sine há, no máximo, duas semanas. O Sine na cidade tem recebido nas últimas semanas muito movimento. O motivo seria o recrutamento para uma empresa que estaria para se instalar na cidade.

A cidade foi profundamente impactada na oferta de oportunidade de trabalho desde que a barragem de rejeitos da mineradora Samarco, provocou desastre ambiental e, com isso, dispensou trabalhadores. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 13 mil pessoas começaram o ano de 2017 sem trabalho, o que corresponde a cerca de 23% da população.

O coordenador do Sine de Mariana, Gustavo Ribeiro, garantiu que os currículos encontrados não foram descartados pela agência de emprego e que todos são encaminhados às empresas. “Seria uma falta de respeito se fosse o caso por se tratar de um documento, mas os fatos serão apurados, o MP está aí para investigar e estou sempre à disposição para esclarecer quaisquer questionamento porque tenho convicção do que eu faço”, afirmou em postagem em uma rede social.

Ainda sobre o ocorrido, a Prefeitura de Mariana afirmou que foi aberta sindicância para apurar o que ocorreu. Para isso, serão analisadas, inclusive, imagens das câmeras de segurança.

Sobre o Sine, a prefeitura afirmou que pretende ampliar a capacidade de atendimento da agência e também a captação de vagas. “Hoje a unidade tem uma excelente relação com as empresas, que é fruto de trabalho e persistência. Além disso, vem buscando medidas para melhorar a captação de vagas e a priorização da contratação de mão de obra de moradores de Mariana com parcerias com os empreendimentos que atuam na cidade e região, minimizando os impactos causados pelo desemprego”, esclareceu em nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)