(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NETWORKING

Muito além do Facebook: saiba como usar as redes sociais corretas para subir na carreira

Manter um bom networking é fundamental para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Especialista dá dicas importantes para quem está de olho em novos horizontes no mercado de trabalho


postado em 05/04/2017 12:12 / atualizado em 05/04/2017 12:31

 

Criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos(foto: FreeImagens)
Criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos (foto: FreeImagens)
Coach e consultor de carreira, Emerson Weslei Dias se dedica exclusivamente à consultoria e defesa de seu método “O inédito viável”, que apresenta ferramentas de gestão empresarial que, se aplicadas corretamente, podem ajudar as pessoas a alcançar objetivos pessoais e profissionais. Como boa dica, ele ensina aqui como manter uma boa rede de contatos. “Já dizia Abelardo Barbosa, o Chacrinha: 'Quem não se comunica se trumbica!'. A famosa frase deve ser seguida à risca por quem pretende procurar um novo emprego ou simplesmente quer ficar atento ao que ocorre no mercado de trabalho.”


Diretor de liderança e gestão de pessoas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Emerson explica que a prática do networking, que é basicamente a busca e manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, é uma ótima forma de manter contato com outros profissionais e expandir as possibilidades de negócios. Mas, manter uma boa rede de contatos vai além de acumular cartões de visitas e contatos no LinkedIn. “Nessas horas, qualidade é melhor do que quantidade. Por isso, foque atenção nas pessoas em que há potencial de relacionamento futuro, seja como empregador, parceiro de negócios, sócio ou funcionário”, destaca o consultor de carreira.

Ele ressalta que criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos. O especialista lista aqui algumas estratégias para formar e manter um bom networking:

Reconecte. Um ótimo primeiro passo é retomar contato com antigos colegas, seja da faculdade, de infância ou de antigos trabalhos.

Pratique. Exercitar o networking em situações rotineiras, como na fila do supermercado, no elevador ou na sala de espera do consultório, é um bom treino para os mais tímidos. Inicie uma conversa informal, sem compromisso. Comece falando sobre amenidades, como o tempo ou a economia em geral. Aos poucos, a prática vai se tornar mais natural e você conhecerá cada vez mais pessoas.

Participe de eventos.
Frequente cursos, feiras e palestras que lhe permitam conhecer novas pessoas da sua área de interesse. Outra dica é chegar cedo ao local do evento, já que quando há poucas pessoas no ambiente fica mais fácil se aproximar e conversar com mais tranquilidade.

Troque cartões de visita. Além disso, faça anotações no verso para que seja possível se lembrar das pessoas no futuro.

Utilize intermediários.
Caso estabelecer o primeiro contato com alguém estranho seja uma dificuldade, uma boa tática é recorrer a um conhecido e pedir que ele o apresente.

Use as redes sociais.
A internet é um ótimo recurso para fazer networking, principalmente para os mais tímidos. Mídias digitais podem ser ótimas para contatos iniciais, mas encontros presenciais são necessários de vez em quando.

Esteja bem informado
. Procure estar sempre bem informado, o que inclui ler livros, revistas e jornais, ir ao teatro, cinema...

Prepare-se para as conversas. Faça pesquisas, observe bastante e seja um bom ouvinte. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso falar muito, basta fazer as perguntas certas. Dessa forma, além de demonstrar seu interesse você vai conseguir colher informações para os próximos encontros.

Cultive.
Por fim, fazer networking é como um hábito que deve ser cultivado diariamente. Lembre-se: procurar as pessoas somente quando tiver necessidade não cria vínculos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)