(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Disputa política afeta fiscalização de carne e outros alimentos , diz ministro

"Os parlamentares nos estados, cobrados pela população, brigam politicamente por espaço", afirma ministro da Agricultura, Blairo Maggi


postado em 22/03/2017 07:49 / atualizado em 22/03/2017 09:42

O ministro Blairo Maggi informou que busca
O ministro Blairo Maggi informou que busca "interventores" para preencher os cargos dos superintendentes exonerados em Goiás e no Paraná (foto: Elza Fiúza/Agencia Brasil )

Brasília - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu que o setor técnico da fiscalização é alvo de disputas políticas regionais. Maggi disse que o ideal é a nomeação de técnicos sem envolvimento partidários.

"Os parlamentares nos estados, cobrados pela população, brigam politicamente por espaço", afirmou. "Com certeza, a maioria faz indicação política mais para demonstrar força política do que por interesses privados.", emendou o ministro

Ele disse que não gosta de indicações políticas porque isso traz "responsabilidades". "Questões políticas existem e não podemos fugir disso", afirmou.

O ministro informou que busca "interventores" para preencher os cargos dos superintendentes exonerados em Goiás e no Paraná. "É preciso encontrar alguém com experiência para fazer isso", disse. "Não adianta colocar um soldado com porrete na mão. Ele precisa politicamente se comunicar com a sociedade, com as empresas."

Uma parte das atuais indicações é formada por servidores do próprio ministério. São os casos de São Paulo, onde Francisco Sérgio Ferreira Jardim, do quadro pessoal, é filiado ao PTB, e Santa Catarina, superintendência comandada por Jacir Massi, filiado, pelos registros do TSE, ao PP. Massi diz que é favorável ao decreto. "Minha indicação foi por consenso da bancada catarinense", afirma. Ele diz que há tempo não atua mais como filiado de partido.

Dos dois superintendentes afastados nesta semana, Gil Bueno de Magalhães, do Paraná, era técnico de carreira e indicação do PMDB estadual, e Júlio César Carneiro, de Goiás, não pertencia ao quadro do serviço público e foi indicado pelo PTB.

Interlocutores do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, avaliam que tanto servidores quanto políticos podem dar problema e não se pode "demonizar" as indicações políticas. Eles observam que abrir mão do instrumento das indicações limita a atuação da pasta e sua relação com a base aliada.

Bahia


Dono de um rebanho que oscila entre 10 milhões e 12 milhões de cabeças, o estado da Bahia tem 60 funcionários na inspeção de animais. O atual superintendente é Osanah Rodrigues Setúval, presidente do diretório do PMDB de Juazeiro. Chefe da Divisão de Defesa Pecuária da superintendência baiana, Altair Santana de Oliveira diz que o decreto é uma bandeira antiga do Sindicato dos Auditores.

Ele diz que, particularmente, não defende a norma. "Um dos superintendentes exonerados por causa da operação da Polícia Federal era auditor", afirma. "Honestidade é uma questão do indivíduo", ressalta. Há 32 anos no quadro da Agricultura, Altair afirma, no entanto, que um gestor de fora do órgão precisará de certo tempo para conhecer o setor. "Na Bahia, em gestões de indicados políticos, nunca tivemos problemas no nosso setor."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)