(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo pode receber multa da UE por elevar endividamento


postado em 22/02/2017 11:37

Bruxelas, 22 - O governo da Itália foi avisado nesta quarta-feira que pode receber uma multa da União Europeia por não diminuir o endividamento do país.

Em um relatório sobre a situação da dívida italiana, a Comissão europeia pediu que Roma eleve as medidas de cortes de gastos para até 0,2 ponto porcentual do Produto Interno Bruto (PIB), o que deve ser difícil para o governo de centro-esquerda do país, que enfrenta a sombra de eleições neste ou no próximo ano.

"A Comissão não está tentando criar uma tempestade, está tentando guiar o navio de forma segura para o cai", afirmou Pierre Moscovici, o comissário para assuntos econômicos e financeiros.

Após a crise da dívida na UE, países se comprometeram em cumprir certos objetivos para evitar uma repetição do problema. O déficit italiano deve crescer para um recorde de 133,3% do PIB este ano, de 132,8% em 2016, quando a expectativa era de queda.

A Itália tem até abril para apresentar uma proposta "crível" de "medidas estruturais adicionais", de acordo com o relatório publicado pela comissão.

Moscovici afirmou que "qualquer medida contra o déficit excessivo" da Itália, que pode resultar em uma multa polpuda, depende das novas estatísticas e previsões econômicas do bloco para o país. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)