(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa a reunião de análise de mercado do Copom


postado em 21/02/2017 11:07

Brasília, 21 - Começou às 10h02 a reunião de Análise de Mercado do Comitê de Política Monetária (Copom). Na tarde desta terça-feira, 21, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e os diretores da instituição ainda participam da reunião de Análise de Conjuntura, também no âmbito do Copom.

Na quarta-feira, 22, eles têm mais uma rodada de discussões antes de decidir sobre o novo patamar da Selic, atualmente em 13,00% ao ano. De um total de 68 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 67 esperam corte de 0,75 ponto porcentual da taxa básica de juros e uma aguarda por redução de 1,00 ponto porcentual.

Se o corte da Selic for confirmado - seja ele de 0,75 ou 1,00 pp-, esta será a quarta vez consecutiva em que o Banco Central reduz a taxa básica, após intervalo de quatro anos. Em janeiro deste ano, o BC surpreendeu o mercado, que esperava por corte de 0,50 ponto, e diminuiu a Selic em 0,75 pp, de 13,75% para 13,00% ao ano.

A decisão foi justificada pela fraqueza da atividade econômica e pelo fato de os índices de preços estarem em queda. Em sua decisão, o BC citou o processo de inflação mais disseminado e a atividade econômica aquém do esperado.

Desde então, os números que saíram alimentaram a visão de que há, de fato, espaço para a continuidade do ciclo de baixas da Selic, com cortes de pelo menos 0,75 pp. A inflação de janeiro, por exemplo, foi de 0,38% - o menor índice para o mês desde 1994, quando surgiu o Plano Real. Ao mesmo tempo, a economia segue em marcha lenta. O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) caiu 4,34% em 2016, na série sem ajuste sazonal. No último trimestre do ano passado, cedeu 0,36%, na margem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)