(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produção cresce 5,9% em Minas Gerais, segundo IBGE

De acordo com o levantamento, o estado foi o segundo que mais cresceu em novembro e ficou atrás apenas do Pará


postado em 12/01/2017 06:00 / atualizado em 12/01/2017 08:17

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a indústria em Minas avançou 5,9% em novembro, quando comparado com outubro de 2016, e diminuiu parte da perda acumulada no ano. O estado foi o segundo que mais cresceu no mês verificado e ficou atrás apenas de Pará, que avançou 6,6%.

O número é um pequeno alento, quando comparado com outubro do mesmo ano, mês em que a indústria teve perda de 7,9%. Ainda sobre os números de novembro, a comparação com 2015 mostra que recuou foi -0,3%.

Segundo o IBGE houve queda em cinco das 13 atividades pesquisadas. Produtos de metal foi a principal influência na média, ficando 14% negativo. Na sequência, ficaram os produtos alimentícios, com queda de 10,3%, bebidas (7,2%) e metalurgia (0,8%). Já a influência positiva no índice ficou por conta do papel e produtos derivados (49,9%), máquinas e equipamentos (33,2%) e veículos automotores, reboques e carrocerias com crescimento de 8,7%.

Apesar da boa notícia de novembro o cenário ainda é de retração considerando de janeiro a novembro de 2016. O acumulado até então foi de recuo de 6,8% comparado com o mesmo período de 2015. Sendo a indústria extrativista a principal influenciadora com queda de 13,4%. Por outro lado, o principal impacto positivo foi do setor de bebidas que teve alta de 6,7%.

Recuperação
A alta de 1,3% na produção industrial de São Paulo em novembro de 2016 ante novembro de 2015 foi o primeiro avanço, na comparação de um mês com igual período do ano anterior, após 32 meses de queda, segundo o IBGE.

Ainda assim, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, faltam dados para sustentar a percepção de uma estabilização na crise do setor industrial. Segundo o pesquisador, contribuem para a análise pessimista o fato de a alta de 0,2% na produção industrial nacional, na passagem de outubro para novembro, ter ocorrido em apenas cinco dos 14 locais pesquisados e, ainda por cima, em setores pontuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)