São muitos os empresários de diversos setores que estão “quebrando a cabeça” para recuperar o que a crise na economia enxugou. E, para muitos, a tecnologia tem sido uma aliada e a aposta para a virada de jogo em 2017. No ramo da hospedagem, onde a recessão fechou pelo menos 20 hotéis na capital mineira este ano, um segmento apostou na ideia de oferecer uma maior privacidade e segurança aos clientes na hora da reserva. Trata-se de um aplicativo de motéis, com reservas on-line feitas pelo smartphone e até 50% de desconto oferecidos para quem usar a plataforma. Com isso, a expectativa é de um crescimento de até 25% no movimento da rede responsável, que, depois da novidade, alcançou picos de 20 reservas por semana.

Para o consumidor, é o fim das filas em portas de motéis, principalmente, em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. Para o empresariado, pode ser a esperança de um 2017 mais lucrativo. Isso porque, de acordo com a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), o ano de 2016 foi difícil e a expectativa é de em um primeiro semestre de 2017 na mesma linha. Sem revelar o quanto o setor faturou neste ano, a entidade já divulgou que o setor moteleiro fechou 2015 com 10% de retração.

Para empresários de BH, pode ser que haja uma melhoria dos negócios do setor em 2017. E a tecnologia está entre as estratégias que podem ajudar nessa virada. Considerado o primeiro aplicativo de reservas on-line do Brasil nesse segmento, o Qual Motel foi desenvolvido pelo proprietário da rede Lips Motéis, o mineiro Tadeu Lima, com o especialista em tecnologia Hélcio Valadares. Cinco meses após o lançamento, ele já conta com 300 usuários cadastrados. O empresário diz que teve a ideia de criar o serviço ao observar as filas de clientes esperando uma suíte, principalmente em datas comemorativas, como Dia dos Namorados, e fins de semana.

Tadeu e o pai dele, Luís Lima, notaram que a demanda por um serviço de reservas on-line beneficiaria todos os envolvidos, casais e estabelecimentos, uma vez que eles também enfrentavam obstáculos quando alguém queria fazer uma reserva. “Sempre tivemos dificuldades devido à burocracia exigida pelos trâmites necessários para depósito bancário e outros meios de pagamento. Então, pensamos: por que não criar um portal que reúna todos os motéis que queiram oferecer reservas de maneira rápida, discreta e com pagamento todo on-line via PagSeguro? Um ano e meio depois, já alcançamos picos de 20 reservas por semana”, revela.

CHAMARIZ Pioneiro no setor, o aplicativo Qual Motel já tem uma rede de 20 motéis de Belo Horizonte e região metropolitana. Os criadores apostam tanto na iniciativa que estão planejando mais investimentos e atrativos para quem utilizar o serviço. O primeiro deles é a possibilidade de o cliente obter até 50% de desconto em suítes ao fazer a reserva pelo aplicativo.

Lima ressalta que o Qual Motel foi pensado para todos os públicos. Mas a expectativa é de que a adesão dos jovens à ferramenta seja maior. “Acreditamos muito nessa iniciativa, que é totalmente inovadora e tem tudo para dar certo. Com um público sempre atento às inovações, o nosso portal busca facilitar a programação de casais exigentes que querem exclusividade, facilidade, atenção, modernidade e tudo com muita discrição. E o melhor, tudo na palma da mão, sem precisar sair de casa para fazer uma reserva”, ressalta.

A expectativa é de aumento de até 25% no faturamento da rede parceira com o uso do aplicativo.
Além disso, os criadores esperam que a ideia promova uma mudança de comportamento do consumidor mineiro que utiliza os serviços de motéis. “Se voltarmos um pouco no tempo, também não se faziam reservas em hotéis ao viajar. Era comum irmos à cidade e lá mesmo definíamos onde iríamos nos hospedar. Acreditando também nessa mudança de hábito, esperamos que o serviço de reservas on-line do Qual Motel venha a representar essa mudança no cotidiano de usuários de motéis”, conclui.

RESERVAS Além de poder escolher a suíte e a quantidade de pessoas, os clientes podem determinar a duração das reservas entre as opções: diurno (um período do dia); pernoite (um período noturno); horas (pacote de duas, três ou quatro horas); ou diária (correspondente à tarifa hotel de 24 horas). As reservas podem ser realizadas via site (www.qualmotel.com.br) ou pelo aplicativo Qual Motel, disponível nos sistemas Android e, em breve, iOS. O Qual Motel ainda conta com um sistema de reserva imediata, o GoNow. A partir da confirmação de que a reserva foi efetivada, o casal tem um tempo regressivo de 40 minutos para chegar ao estabelecimento.