(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em exportação, China bate Japão e Alemanha


postado em 11/12/2016 10:43

Genebra, 11 - Em termos comerciais, a China superou tradicionais exportadores, como Alemanha e Japão. Se em 2003 ela representava 5% das vendas globais, essa taxa hoje representa 12% de todas as exportações do mundo. A China também compra 10% de toda a produção do planeta. E a diplomacia chinesa argumenta que, em 15 anos, reduziu suas tarifas de importação de uma média de 15% para 9%. Refratária a tratados bilaterais até o início do século 21, a China conta hoje com 14 acordos de livre comércio com 22 países.

Essa combinação levou o país a ser atualmente o maior parceiro comercial de 120 economias, algo que apenas os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial tinham obtido. Em 2016, ela ainda responde por 39% do crescimento do comércio internacional.

Apesar da atual freada no PIB, o resultado de médio prazo foi profundo. Em 2001, quando o acordo foi assinado, o PIB chinês era de US$ 1,33 trilhão e o país era a sexta maior economia do mundo. Hoje, são US$ 11 trilhões, o segundo maior PIB do mundo, atrás apenas dos EUA.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)