(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Companhias estrangeiras têm dificuldades para retirar dinheiro da China


postado em 02/12/2016 09:31

Xangai, 02 - Empresas multinacionais têm se visto de repente em dificuldades, no momento em que a China recua do esforço para tornar o yuan uma moeda global, preocupada com o risco de que isso acelere a fuga de capital do país. Nos últimos dias, segundo banqueiros e autoridades familiarizadas com a situação, o regulador de câmbio chinês instruiu os bancos a limitar fortemente quanto as companhias podem retirar do país para suas outras operações pelo mundo.

Até esta semana, era possível para as grandes companhias movimentar o equivalente a US$ 50 milhões em yuans para dentro ou fora da China com pouca documentação. Agora, segundo as fontes, o limite é equivalente a US$ 5 milhões, muito pouco para as maiores corporações.

Pequim luta contra um ciclo vicioso de saída de capital que enfraquece o yuan. O gabinete chinês, o Conselho Estatal, quer fortalecer o controle sobre aquisições no exterior de companhias do país, informou na semana passada o Wall Street Journal, o que pode levar a atrasos ou ao cancelamento de transações. Até agora, poucas das medidas de controle de capital da China tinham como objetivo claro os negócios no exterior.

As medidas recentes na prática diminuem o apelo do yuan como uma moeda rival do dólar, dois meses após o Fundo Monetário Internacional (FMI) acrescentar a divisa chinesa entre suas moedas de reserva, em 1º de outubro. O FMI avaliava que isso levaria a China a reduzir seu controle sobre o yuan.

Autoridades demonstraram estar alarmadas com o crescente montante de dinheiro que deixa o país. Algumas empresas têm movimentado yuans para Hong Kong, onde a moeda pode ser negociada livremente.

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) não respondeu aos pedidos de comentário sobre o assunto. As autoridades chinesas culpam a desvalorização do yuan sobretudo ao fortalecimento do dólar, que se acelerou após a eleição de Donald Trump na disputa presidencial. Após tocar mínimas não vistas desde meados de 2008, o yuan cai agora 6,2% ante o dólar até agora neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)