(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Adidas recua em desconto para compra em site da empresa

Site da Adidas baixa preços entre 85% e 90%, mas a empresa não honra promoção e cancela mais de 6 mil vendas. Alegação de que houve erro técnico pode ser questionada pelos clientes


postado em 02/12/2016 06:00 / atualizado em 02/12/2016 08:58

Acostumado a adquirir itens pela internet, Rodrigo Aleixo é um dos consumidores que se sentem indignados, depois de acreditar na oferta no site de tênis a R$ 129,99(foto: Arquivo pessoal)
Acostumado a adquirir itens pela internet, Rodrigo Aleixo é um dos consumidores que se sentem indignados, depois de acreditar na oferta no site de tênis a R$ 129,99 (foto: Arquivo pessoal)


Quem imaginava estar fazendo vantajosas compras no site da multinacional Adidas durante a campanha de vendas batizada de Black Friday – mais especificamente das 6h às 15h do sábado passado – agora terá que recorrer à Justiça para receber alguns dos produtos anunciados pela empresa. Alegando erro técnico em sua página na internet e prometendo a devolução do dinheiro aos consumidores, a companhia cancelou mais de 6 mil vendas. Assim, a Adidas foi considerada a líder em reclamações de consumidores atraídos pela megapromoção no Brasil, segundo levantamento divulgado ontem pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP). No período, todos os produtos da marca foram oferecidos em seu site por R$ 129,99.

Entre as ofertas anunciadas estão dois tênis de corrida, oferecidos com descontos entre 85% e 90%. Um deles era o Crazy Explosive, que teve o preço reduzido de R$ 1.499,99 para R$ 129,99. Outro modelo, o Ultra Boost BB Low estava de 1.199,99 por R$ 129,99. O modelo Ultra Boost foi anunciado de R$ 799,99 por R$ 129,99. O preço chamou a atenção do dentista Rodrigo Aleixo, de 46 anos. Aproveitando a promoção, ele comprou um par para pagamento com boleto bancário, o que garantiu desconto ainda maior, com o valor reduzido para R$ 123,49.

Dois dias depois, no entanto, veio a surpresa. Um e-mail encaminhado pela Adidas informava ao dentista que a compra havia sido cancelada. “Lamentamos informar que devido aos problemas operacionais em nosso site adidas.com.br, ocorridos no dia 26/11/16, das 6h às 15h, tivemos que cancelar todos os pedidos efetuados no período, incluindo o seu pedido”, diz trecho da mensagem. A empresa se comprometeu a devolver o dinheiro pago por meio de depósito bancário e anunciou para breve o envio de um cupom com 30% de desconto para ser usado na loja virtual.

Indignado, o dentista ignorou a mensagem e, horas depois, recebeu outro e-mail. Desta vez, foi informado de que o cancelamento teria sido feito em razão de problema relacionado à operadora de cartão de crédito ou falta de disponibilidade no estoque. “Sempre comprei pela internet e foi a primeira vez que tive problemas. Não reclamo do valor, mas devido à questão moral que está envolvida nesse fato”, diz Rodrigo Aleixo, que tem vários amigos de grupos de corrida de Belo Horizonte e Florianópolis que tiveram o mesmo problema.

A Adidas está, atualmente, entre os primeiros lugares do ranking de reclamações no site reclameaqui.com.br. No raking da semana, foi a terceira empresa com mais queixas dos clientes, totalizando 1.161. Somente ontem até o início da noite, chegaram 231 novas reclamações.

INVESTIGAÇÃO Em nota enviada ao Estado de Minas, a Adidas admite ter cancelado todas as vendas realizadas entre 6h e 15h de sábado em razão de problemas operacionais. “Com o intuito de minimizar eventuais transtornos, além de garantir nenhum prejuízo financeiro aos nossos clientes, que terão devolução integral dos valores, estamos entrando em contato individualmente com todos que realizaram compras no período”, afirma a empresa na nota. Ainda de acordo com a Adidas, o motivo do problema está sendo investigado no Brasil e na Alemanha.

O Código de Defesa do Consumidor é claro ao determinar que as empresas vendam produtos pelos preços anunciados. Mas a regra não é tão rígida assim. De acordo com o advogado Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, há casos em que a comprovação de erro técnico isenta a empresa de arcar com a negociação. “Uma oferta de 90% de desconto em um tênis dá margem para se pensar que houve um erro, mas a empresa precisa comprovar que realmente foi um erro”, explica o advogado.

Segundo Barbosa, em casos como o que envolveu a Adidas, a orientação repassada pelo Procon é de que o consumidor procure o órgão ou mesmo o Ministério Público para que sejam pedido esclarecimentos da empresa. Caso não seja comprovado o erro e não haja um acordo, cabe ação judicial para garantir o recebimento do produto pelo preço anunciado.

Fátima Lemos, assessora técnica de atendimento da Fundação Procon-SP, explica que a legislação prevê o cumprimento da promoção independentemente de problemas internos da empresa. "Mas acordos podem ser feitos individualmente com cada cliente”, comenta. Para ela, a recomendação para quem se sentiu lesado é procurar a marca para tentar resolver o problema e, caso não haja solução, entrar em contato com o Procon. (Com agências)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)