(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia não terá problema de dívida por pelo menos uma década, diz autoridade


postado em 27/10/2016 15:49

Frankfurt, 27 - A Grécia não terá problema de dívida durante pelo menos uma década, afirmou o diretor do Mecanismo de Estabilidade Europeu, Klaus Regling, posicionando-se ao lado do governo alemão frente a outros importantes credores do país em uma disputa sobre a necessidade ou não de se reduzir o tamanho da dívida de Atenas. "No curto prazo, não há problema", disse Regling, diretor do fundo de ajuda da zona do euro para o país.

A dívida nacional grega subiu para cerca de 180% de seu Produto Interno Bruto (PIB) desde a crise financeira, mas "isso não é relevante se você está pagando juro de 1%", disse Regling. O governo grego atualmente paga menos por sua dívida, relativamente, que os governos de França ou Bélgica, comentou a autoridade, graças aos empréstimos mais baratos oferecidos pelo fundo.

A Alemanha está em uma disputa com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre se a economia grega pode se recuperar sem conseguir um corte em sua dívida. O FMI afirma que a dívida grega "claramente" não é sustentável, enquanto o governo da chanceler Angela Merkel discorda.

A taxa de juros média da Grécia em seu pagamento de empréstimos do pacote de ajuda está atualmente em 1,5%, segundo autoridades gregas e do FMI, embora ela possa subir no futuro. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)