(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estacionamento gratuito em shoppings vira lei em BH

Câmara Municipal promulga isenção para clientes em caso de gastos 10 vezes superiores ao valor da hora para deixar o carro


postado em 26/10/2016 06:00 / atualizado em 26/10/2016 07:58

A polêmica sobre a gratuidade nos estacionamentos dos shopping centers de Belo Horizonte promete esquentar. Foi publicada ontem no Diário Oficial do Município a Lei 94/2016, que veta a cobrança pelo uso do espaço nas primeiras seis horas, desde que o consumidor compre o equivalente a 10 vezes o valor da hora para estacionar. No mês passado, o prefeito Marcio Lacerda se opôs à proposta de lei, por considerá-la inconstitucional. Porém, a matéria voltou à Câmara Municipal da capital, que rejeitou o veto e promulgou a lei na sexta-feira. Agora, no prazo de 30 dias, cabe ao Executivo regulamentar a legislação, no tocante à fiscalização e outros mecanismos para sua execução.

 

Por meio de nota, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que reconhece os direitos de propriedade e os princípios de livre iniciativa e concorrência de seus associados, ao falar sobre a gratuidade da cobrança de estacionamento condicionada a consumo nos shoppings de Belo Horizonte. “Como empreendimentos privados, os shoppings defendem o direito de cobrar pelo uso de seus espaços para garantir a manutenção do conforto, qualidade e segurança em todos os serviços oferecidos”, completou a nota.

A Prefeitura de Belo Horizonte ressaltou, ontem, que tem o prazo de 30 dias para regulamentar a lei e que ainda não há definição se vai recorrer à Justiça, por meio de uma ADI. Já o superintendente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers em Minas Gerais (Aloshopping-MG), Alexandre França, comemorou a promulgação da lei. “O empreendedor não deve entender o estacionamento como seu negócio, mas sim as vendas no shopping. Antes de uma corrida à Justiça, pela inconstitucionalidade da lei, ele deveria experimentar seus resultados no incremento das vendas nas lojas, que vai refletir em lucro maior, oferecendo conforto e segurança para os clientes”, assinalou França.

POR DENTRO DA LEI De acordo com a Lei Municipal 10994/16, nos imóveis em que existam atividades comerciais que, para o seu funcionamento, dependam de licença do Município, não será permitida a cobrança de estacionamento de veículos nas vagas ofertadas. Isso, em cumprimento de quantitativo exigido para a concessão do Habite-se do imóvel e para a concessão da licença de localização e funcionamento da atividade.

Ficam, assim, dispensados do pagamento dos valores referentes ao uso do estacionamento cobrados por shopping centers e hipermercados instalados na capital os consumidores que comprovarem despesa correspondente a pelo menos 10 vezes o valor cobrado para estacionar. Porém, a isenção está condicionada à apresentação de notas fiscais que comprovem a despesa efetuada no estabelecimento ao qual pertence o estacionamento. A data das notas deve corresponder àquela em que o veículo foi estacionado no local.

O benefício da gratuidade do estacionamento se destina ao consumidor que permanecer por no máximo seis horas no interior dos shopping centers e hipermercados. Quem ultrapassar esse período vai pagar o preço previsto na tabela do estacionamento. Os centros comerciais ainda deverão divulgar em cartazes em suas instalações as normas da lei. O não cumprimento da legislação vai acarretar multa em torno de R$ 5 mil para o infrator, com base em indexador fiscal, sendo que em caso de reincidência o valor será aumentado em 100%.

Por ocasião do veto total à proposição de lei, em 14 de setembro, o prefeito Marcio Lacerda citou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acatando ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) tendo como argumento o fato de que a interferência na fixação de preços viola o princípio constitucional da livre iniciativa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)